Newsletter
Artigos

Um mundo mais cooperativo

Imagine uma instituição financeira em que você não seja apenas um cliente, mas um dos donos do negócio. Onde você tem direito a voto. E de ser votado, podendo se tornar um dos dirigentes. Uma instituição que tenha todos os produtos e serviços de um banco, mas com muito mais vantagens. E com as mesmas garantias, oferecidas pelo Banco Central do Brasil. Onde você paga menos taxas, juros e tarifas, tem um atendimento de alta qualidade e tecnologia de ponta, com aplicativos para celulares, tablets ou computadores que permitem fazer várias transações, onde quer que esteja, sem precisar ir a uma agência.

Pois essa instituição financeira já existe e responde pelo nome de cooperativa de crédito. E se você ainda não é sócio, certamente está perdendo dinheiro. Em média, as instituições financeiras cooperativas cobram menos da metade dos juros praticados pelas instituições bancárias do Sistema Financeiro Nacional. É por isso que também estão crescendo, em média, o dobro em relação a essas instituições. Numa cooperativa de crédito, as sobras positivas (que correspondem ao lucro nos bancos) retornam para os cooperados ao final do ano.

No Sicoob, o maior sistema de cooperativas de crédito do Brasil, os associados economizaram, no ano passado, R$ 2.818,00 em taxas e tarifas de produtos e serviços, comparado com o que teriam que pagar, em média, se operassem com os bancos tradicionais do país. Em todo o Brasil, essa economia para os associados do Sicoob chegou a R$ 9 bilhões em comparação ao mercado.

É por isso que os associados das cooperativas de crédito têm muito a comemorar neste 19 de outubro – Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito. Em todo o mundo são 231 milhões de associados e 56 mil cooperativas em 103 países. Como diz o slogan alusivo à data, este ano, “Sonhos Prosperam Aqui”. O cooperativismo de crédito é um modelo de negócio que antecedeu, há mais de um século, o que hoje se denomina como “economia colaborativa”. Ou seja, as cooperativas já anteciparam o futuro que hoje as pessoas querem para viver em um mundo melhor.

Rui Schneider da Silva

Presidente Sicoob Central SC/RS