Newsletter
Artigos

Cooperativismo pela prosperidade em tempos de crise

Em um momento totalmente novo que estamos vivendo, sem precedentes e desafiador, nós gestores precisamos estar preparados junto à nossa equipe para todas as tomadas de decisões. Creio que muitos pontos são essenciais para ganharmos força e enfrentar os problemas que aí estão. Entre eles, o equilíbrio emocional, paciência, resiliência, empatia com colaboradores e cooperados, capacidade de inovar e de se reinventar, usar a criatividade em benefício da humanidade e ter a consciência de que tudo passará. Estamos tendo a oportunidade de vivenciar mudanças de valores de forma extremamente acelerada.

Como gestora, tenho visto estas mudanças ocorrendo de maneira rápida e, para isso, adotar um processo de comunicação claro e efetivo facilita a compreensão de todos. Desta forma, o uso da tecnologia a nosso favor, com videoconferências quase diárias, aproximou ainda mais os colaboradores, mesmo que em cidades distantes. Para nossos cooperados, mantivemos as agências funcionando dentro da normalidade de cada decreto municipal e incentivamos o uso efetivo dos canais digitais para aproximar e facilitar experiências e relacionamentos.

Em nossa gestão, temos buscado estar sempre atualizados de todas as notícias para dar os direcionamentos mais adequados à equipe e cooperados. Para isso, destacamos três pontos que, para nós, são importantes em momentos de crise para as empresas poderem se reinventar. São eles: a sustentabilidade da empresa pós-crise, empatia e protagonismo. Todos estes elementos estão interligados para tornar a Unicred Região dos Vales uma referência ainda mais presente para seus cooperados.

Além de trabalharmos com paixão, responsabilidade e determinação, que são algumas de nossas características, neste momento devemos apoiar a todos igualmente, e isso nos deixa com um sentimento satisfatório por saber que o trabalho está sendo feito da melhor maneira possível, mesmo com todas as restrições que esta crise nos impõe. E em relação às estratégias dentro de nossa gestão para o decorrer do ano, pretendemos aprimorar a consultoria das equipes, inovar em produtos e fortalecer os pilares econômicos e sociais.

Para termos êxito, precisamos estar em sintonia, com os mesmos objetivos, seguindo processos sustentáveis para ambas as partes. Somos, geralmente, induzidos a ver somente um dos lados. O cooperativismo vem mostrar que é possível prosperar juntos. Quando estamos na mesma consciência, com os mesmos valores, tornamo-nos mais fortes.

 

Anelise Staudt Buchmann

Diretora de Desenvolvimento E Negócios Da Unicred Região Dos Vales