Newsletter
Artigos

Preparados para tudo, até para quando tudo dá errado

Cooperativas que investem na comunicação estão alguns passos à frente. Isso porque a comunicação é responsável por fazer com que a instituição fale a mesma língua dos colaboradores e cooperados em campanhas, comunicados, em todas as ações. As agências trabalham em parceria com as cooperativas, com as ferramentas certas, para que tudo seja comunicado do jeito certo e na hora certa.

No entanto, a comunicação é feita de acertos e erros e imprevistos acontecem! 

Veja a seguir a importância de ambas, agência e cooperativa, trabalharem sempre juntas.

Expectativa X Realidade

No último dia 10 de junho, uma live estava agendada da Federação Nacional de Cooperativas de Crédito (FNCC) em parceria com sua agência, Zaia Comunicação. Os dois representantes, que iriam aparecer na live fizeram tudo que um bom planejamento manda.

Definiram tema, tópicos, roteirizaram o que abordariam na live e já tinham até uma equipe pronta para enviar as perguntas dos internautas. Além disso, antes da live eles realizaram diversos testes com a plataforma escolhida, entraram ao vivo, testaram luz, internet e tudo que precisavam.

Estava tudo pronto! Mas quem acompanhou a live viu que apenas o representante da FNCC fez a live na íntegra. Por problemas de sinal de internet bem na hora da live, depois de absolutamente tudo testado, a representante da Zaia foi impossibilitada de ingressar na live e dar prosseguimento.

Solução ideal

Em um cenário como este é comum pensar “de quem foi erro?” “quem carrega essa culpa?”, quando na verdade não há em que, ou o que, culpar. Tudo foi testado, calculado, avaliado e era só começar. Mas uma falha de sinal foi um problema que “escapou” ao planejamento.

Mas será que escapou mesmo?

Quem acompanhou a live viu que, mesmo com um participante apenas, foi um sucesso! Tudo isso graças ao planejamento!

Aquele tempinho gasto com discussão de temas, tópicos e, principalmente, roteirização, fizeram toda a diferença na hora em que surgiu um imprevisto. Toda essa situação só conseguiu ser contornada, e até mesmo considerada um sucesso, pelo trabalho em conjunto de cooperativa e agência de comunicação.

E é assim no dia a dia com o seu cooperado. Com a comunicação planejada, até o que aparentemente não deu certo pode ter sido uma semente que dará seu fruto no tempo certo.

E sua coop? Está alinhada com a comunicação?

 

Artigo escrito por Michele Ramos e Jéssica Dourado

Michele Ramos

diretora de comunicação da Zaia Comunicação