Newsletter
Artigos

Força do crédito

O sistema econômico brasileiro enfrenta uma fase longa de paralisia, com histórico incomum de meia década de fatos que a impediram de uma recuperação robusta, com uma longa recessão (2015-2017), greve dos caminhoneiros (2018) e pandemia (2020). São fatos econômicos graves que poder-se-ia prever um efeito dominó proporcional em todos principais setores e indicadores, que, de fato, ocorreu.  

Destacar-se em um período de exceção e estagnação, torna a demanda mais valiosa. Foi neste cenário que a Sicoob UniCentro Brasileira, uma cooperativa financeira com DNA goiano, construiu uma trajetória de destaque no mercado brasileiro de crédito. É para Goiás uma relevante posição ter, entre as mais de 400 cooperativas do maior sistema do país, a 4ª colocada no ranking nacional – tendo alcançado a marca de R$ 3 bilhões em ativos.  

A trajetória da Sicoob UniCentro Brasileira, fundada há 28 anos, ratifica a nossa confiança e dos associados no crescimento conjunto que o cooperativismo promove. Um dos diferenciais nessa caminhada foi a visão gestora da cooperativa, que, por meio de expansões e incorporações, alcançou 37 mil cooperados, em três estados – Goiás, Tocantins e São Paulo – e no Distrito Federal. Oriunda do segmento de saúde, da antiga Unicred Goiás, a Sicoob UniCentro Brasileira é líder no país entre as cooperativas neste segmento. 

A Sicoob UniCentro Brasileira possui um histórico de conquistas alcançadas por meio da união de esforços. A cooperativa nasceu do sonho de 32 médicos que queriam, por meio da cooperação, criar uma instituição financeira com produtos e serviços mais justos. Hoje, somos mais de 37 mil associados, além de colaboradores e diretores que juntos solidificam uma instituição completa. É também em conjunto que promovemos uma transformação positiva na comunidade, estando assim em harmonia com o 7º princípio do cooperativismo. 

Entre dezenas de ações realizadas anualmente em favor da comunidade, destaca-se que a Sicoob UniCentro Brasileira, em razão da pandemia, abraçou a campanha “Juntos pelo HC-UFG contra a COVID-19”, na qual foi doado mais de R$1 milhão para equipar o Hospital das Clínicas de Goiás para o enfrentamento do coronavírus. Além dessa ação, a cooperativa ainda doou 2,5 mil máscaras em Botucatu (SP), materiais de limpeza e higiene pessoal no Distrito Federal e 15 mil sabonetes em Goiás, pela campanha do Dia de Cooperar da OCB Goiás. 

Acreditamos na gradativa dinâmica de recuperação da economia e na força do crédito como fundamental nesta evolução. Se podemos contribuir com esta expansão e promover o crédito com maior justiça financeira, faremos determinados a influenciar positivamente para que todos cidadãos possam optar por modelos menos onerosos, com comodidade, segurança e acessibilidade.  

Raimundo Nonato Pinto Leite

Presidente da Sicoob UniCentro Brasileira