Newsletter
Artigos

Escalabilidade da dignidade humana

Como fazer bilhões de seres humanos obter dignidade na Terra? Eis o desafio dos desafios. Até hoje, cantado, poetizado, filosofado, embalado nas religiões, e jamais alcançado! A ideia pura do comunismo nos alimentou utopicamente até descobrirmos que um dos maiores sonhos dos soviéticos seria ter acesso a Pizza Hut, permitida por Mikhail Gorbachev, Ex-Secretário-geral do Comité Central do Partido Comunista da URSS, ou ao concluirmos que Vladimir Putin, o atual presidente da Rússia, representa um dos maiores usuários dos paraísos fiscais das Off Shores.

O comunismo desmoronou pela impraticabilidade dos conflitos de egos e pela suposta ideia de que uma elite do alto escalão dos partidos não seria da mesma forma humildes imperfeitos humanos. O capitalismo vive a competitividade, onde não mais do que 11% dos humanos chegam com cargas genéticas e educadoras para com suas vocações dominarem os reinos do empreendedorismo e da acumulação inexorável das riquezas.

Nas democracias as compras de votos com planos de esmolas oficiais, incluindo nisso reforma agrária, bolsas disso ou  daquilo, representam que os mesmos 11% desses beneficiados encontrem os seus poderes. Dessa forma, irão fazer parte da minoria que sucedem e têm sucesso no mundo. Por outro lado, esses planos assistencialistas e populistas terminam por causar desgraças maiores a todo povo, numa questão de tempo, vide exemplos pelo planeta afora.

Então, o que nos sobra? O cooperativismo. Sim, nessa organização ocorre a competente liderança dentro dos valores cooperativistas; é uma realidade legítima e viável da tal dignidade humana em escalabilidade. Significa possibilidade concreta para bilhões de seres humanos serem felizes, terem sucesso e uma vida digna no Planeta Terra.

Como? Onde? Simples! Basta você olhar o que acontece em todo lugar onde existe uma cooperativa bem liderada. E isso quer dizer, dentro dos fundamentos da gestão e dos valores cooperativistas, a educação constante, permanente, pedagógica e interminável. Ali você vai encontrar a prova viva e concreta de dar poder a dignidade humana na Terra, ou então de conseguirmos o tão desejado sonho da dignidade em escalabilidade. Não para poucos, ou para alguns… Mas para bilhões. A cooperativa faz isso. Onde ela está e seus alicerces há seres humanos dignos no seu comando; ali encontramos a vitória da dignidade para todos.

José Luiz Tejon

Dirige o Núcleo de Estudos de Agronegócio da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Mestrado em Arte e Cultura pela Universidade Mackenzie, Doutorando em Ciências da Educação. Especialização em Agribusiness na Harvard Business School, e Marketing na Pace University – Estados Unidos. Comentarista da Rede de Radio ESTADÃO ESPN, com a coluna DESVENDANDO O AGRONEGÓCIO. Prof. de Pós Graduação da FGV – São Paulo.

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.