Newsletter

Informativos

  Cooperativas da capital de SP poderão ser isentas de ISS    
MENU DE
ACESSO RÁPIDO
 
REVISTA
No Cooperativismo, oportunidades iguais - Márcio França
______________
ÚLTIMO INFORMATIVO 
De catadora a Deputada Estadual assim é a vida de Clélia Gomes
______________
GALERIA DE FOTOS
Vereador Paulo Frange visita a FETRABRAS
______________
TV EASYCOOP
Entrevista com o vereador de São Paulo Frange
______________
ARTIGOS
José Luiz Tejon: Agricultura familiar
______________
GUIA DE BENEFÍCIOS
Veja o o guia de benefícios dos associados.

Olá como vai?

Quero compartilhar contigo mais um avanço do cooperativismo no município de São Paulo, ontem o vereador Paulo Frange, que é médico cooperado, fez uma visita a sede da FETRABRAS para nos trazer pessoalmente o Projeto de Lei 449/2016, que isenta as cooperativas do recolhimento de ISS aqui no município de São Paulo. A exemplo da Lei 15.891/2013 para cooperativas de taxi e da Lei 16.097/2014 para as cooperativas de Cultura.

Junto com o vereador fomos diversas vezes a prefeitura e conversamos com secretários e também com a fiscalização, foram ao todo mais de vinte encontros com pessoas diferentes e muitos debates inclusive com a colaboração do Dr. Fabio Godoy e do Dr. Costantino Savatore, que visitaram o vereador Paulo Frange para debater ideias.

Foram também diversas visitas ao gabinete do vereador Frange até encontrar a melhor forma de fazer o projeto de lei, que buscou a isonomia para o setor cooperativista.

Demos a ele ontem o exemplo cruel vivido pela cooperativa de catadores que deveria ter incentivos e não ser taxada da forma que é hoje, já que eles recolherem 5% de ISS, 3% de COFINS, 0,65% PIS, 20% de INSS, até 27,% de IRRF, ou seja o que sobra para o cooperado quase metade do seu ganho real. Quando na verdade deveriam ser reconhecidos pelo bem que eles fazem a sociedade.

O vereador Paulo Frange, explicou como se deu todo o processo e o porquê de cada item contido no PL 449/2016. A reunião foi muito boa e cheia de ideias de cooperativas de diversos seguimentos que somaram mais de 70 ao todo em nossa reunião.

Fico feliz em ver que depois de tantas idas e vindas construímos uma solução conjunta para que as cooperativas possam ter o tratamento tributário adequado.

Agora vamos acompanhar de perto a aprovação do PL 449/2016 e também já pedimos ao Vereador Paulo Frange que nos encaminhe ao ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira para debatermos a alíquota do INSS do cooperado que era 11% e foi para 20% e ainda a regulamentação da Lei 12.690/2012.

Beijos,


Sandra Campos
Presidente
FETRABRAS – Federação Nacional dos Trabalhadores Cooperados
Editora Chefe - Portal e Revista EasyCOOP
Telefone: 11-3256-6009 ou 11-5093-5400
Celular: 11-7846-2836 TIM 948-137-799 WhatsApp
Endereço da sede da FETRABRAS/SINTRACESP
Alameda dos Jurupis, 1005 - CJ 114 - Moema
e-mail: sandra@sindicatodocooperado.org.br

_______________________________NOTÍCIAS_______________________________
Ana Amélia cobra tratamento diferenciado para cooperativas de eletrificação rural
  A senadora Ana Amélia (PP-RS) defendeu em Plenário, nesta quinta-feira (11), regra especial que flexibilize o aumento do custo da energia para as cooperativas de eletrificação rural que, secundariamente, também atendem áreas urbanas
 
Unimed Norte/Nordeste anuncia novos investimentos para melhorar atendimento ao cliente
  Operadora de plano de saúde promove mudanças na estrutura telemática e prepara lançamento de novos serviços no Canal do Beneficiário
 
Parceria com catadores amplia coleta seletiva de lixo em São Paulo
  Projeto Porta a Porta, implementado pelo prefeito Fernando Haddad com 1.500 catadores, recolhe material reciclável em 28 distritos onde não havia coleta seletiva
 
Comissão permite que cooperativa represente associado em ação judicial
  A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços aprovou, na última terça-feira (9), o Projeto de Lei 3748/15, do Senado, que altera a Política Nacional de Cooperativismo (Lei 5.764/71) para permitir que as cooperativas possam representar seus associados em processos judiciais. O texto estabelece que essa opção seja expressa no estatuto da cooperativa.
 
Com nova inauguração em Iracemápolis, Sicredi União PR/SP chega a 73 agências
  Com mais essa inauguração, o Centro Leste Paulista chega a 17ª na região
 
Candidato a prefeito de João Pessoa (PB) destaca cooperativas para reduzir déficit habitacional
  O candidato a prefeito de João Pessoa, Victor Hugo (PSOL), explanou nesta quinta-feira (18), os projetos para a Capital, apontou soluções para o déficit habitacional com a participação de cooperativas de moradores
 
Cooperativas das Américas realiza doação para escola infantil afetada por terremoto no Chile
  Em recente terremoto que atingiu o norte do Chile, uma instituição de ensino infantil foi afetada e a Cooperativas das Américas, representado pela Coopeuch, entregou doação para a escola.
 
Governo e Cooperacre plantam quase 500 mil mudas de castanheira e seringueira
  O governador Tião Viana se reuniu na tarde desta quarta-feira, 17, com os coordenadores da Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre)
 
Entra em operação a 1ª cooperativa de energia renovável do país
  A primeira cooperativa de energia renovável do Brasil entrou em funcionamento, no município de Paragominas, no estado do Pará