Newsletter
Informativos
Visualizar no navegador | Enviar para um amigo
 
 
A Força do Crédito Cooperativo

Olá, como vai?

Esta é uma edição muito especial da nossa revista EasyCoop. Mostramos aos leitores avanços e desafios do cooperativismo. Já passamos da metade do ano. A euforia e a frustração com a Copa do Mundo são coisas do passado. Estamos às vésperas das eleições para presidente, para 513 novos deputados federais e para 1.059 deputados estaduais nos 26 estados (94 em São Paulo)
e no Distrito Federal, além de 54 senadores (dois terços da Casa). É hora de apresentar aos candidatos que irão nos representar nos próximos quatro anos quais são as nossas expectativas e cobrar deles a inclusão do cooperativismo na agenda política. Temos para isso menos de três meses. Estimativas oficiais indicam que mais de 51 milhões de brasileiros são direta ou indiretamente beneficiados pelos 13 ramos do cooperativismo – um exército nada desprezível de eleitores.
 
Em nossa reportagem de capa, apresentamos a força do cooperativismo de crédito, um dos três ramos que mais crescem, ao lado do agropecuário e de saúde. O ramo crédito está em acelerada expansão e se apresenta como sólida opção para os setores de produção e consumo, tanto nos grandes centros urbanos como em centenas de pequenos municípios não atendidos por bancos públicos e comerciais. Os oito sistemas que operam no setor (Sicoob, Sicredi, Unicred do Brasil, Cresol, Ailos [ex-Cecred], CrediSIS, Uniprime e Cecrers) e as 198 cooperativas independentes reúnem, juntos, cerca de 10 milhões de sócios. Ouvimos cada um dos sistemas e a Credicoamo, do Paraná, destaque entre as independentes. Em uma tabela, na página 6, você pode conferir como funciona e opera o ramo crédito, que também é tema de um livro, “O Milagre da Cooperação”, lançado agora em agosto na Bienal Internacional de São Paulo, de autoria do consultor Marcelo Correa Medeiros.
 
Em outras três reportagens, mostramos como o cooperativismo consegue implementar, de forma criativa, iniciativas de trabalho e renda. Começamos pelo nascimento da Casa Rosa, uma cooperativa de 17 mulheres de Porto Alegre que decidiram “invadir” um mercado dominado pelos homens, o da construção civil. Outro bom exemplo vem de Belo Horizonte, onde uma cooperativa de transportes, a Coopervip, tem bons motivos para comemorar seus dez anos de fundação. Começou com 20 motoristas e hoje tem 680, além de uma frota de vans para atender a clientes especiais e exigentes. Ela faz transporte escolar, universitário e turístico e serve a empresas no transporte metropolitano e estadual de executivos, além de atendimento especial a pessoas com deficiência física. Veja também como as cooperativas de táxi estão buscando e encontrando soluções para enfrentar a concorrência das empresas que operam com aplicativos.
 
Temos ainda os artigos “Cooperativismo e empregabilidade”, de Alexandre Ruschi, presidente da Central Nacional Unimed, e “Semestre decisivo” de Milton Nonaka.
 
E não deixe de ler o “Passo 4” de nossa série de 7 dicas sobre como criar e gerir uma cooperativa. Por fim, aproveite as nossas Coopernotas - três páginas de notícias sobre cooperativismo.

 

 

Beijos

Sandra Campos
Editora da Revista EasyCoop
www.easycoop.com.br
Celular 11-948-137-799

 
NOTÍCIAS

 
Região de Cascavel (PR) ganha sua primeira cooperativa mirim
  Os preparativos para a constituição da cooperativa se iniciaram ainda em fevereiro, por meio de uma sensibilização sobre programa Cooperativa Mirim

Comissão do Meio Ambiente aprova política de incentivo à reciclagem
  A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou projeto que cria a política de incentivo às atividades voltadas à reciclagem (PL 7535/17)

Cooperativa do MST elege como metas a igualdade de gênero e a ampliação da produção orgânica
  Iniciativa é da Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap)

Câmara promove audiência pública para debater o fortalecimento da Economia Solidária
  A Economia Solidária se constituiu em uma importante estratégia econômica e social para diversos empreendimentos, famílias e pessoas, especialmente para driblar o quadro econômico precário do Estado

Sicredi é premiado na Conferência do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito 2018
  Instituição financeira cooperativa é reconhecida como uma das três maiores em crescimento em âmbito internacional; presidente da SicrediPar e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, foi reeleito conselheiro do Woccu para biênio 2018/2020

Em Singapura, Cresol participa da Conferência Mundial do Cooperativismo de Crédito
  Singapura está recebendo a 14ª edição da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, evento promovido pelo WOCCU - Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito desde 2005.

X Encontro de pesquisadores latino-americanos em cooperativismo
  Entre os dias 2 e 3 de agosto de 2018, será realizado na cidade de Buenos Aires, na Argentina a décima edição do encontro organizado pela Rede Latino-americana de pesquisadores em cooperativas com o tema "As cooperativas como construtoras de inclusão".

Intercooperação está a caminho entre as cooperativas Primato e Cooperativa Nacional Agroindustrial
  Sexto príncopio cooperativo, a Intercooperação, permite as cooperativas terem mais força no atual mercado competitivo

X-Solidário supera expectativas e arrecada R$ 155 mil
  A diretoria da Copacol, do Sicoob e da Coopercaf realizaram na sexta-feira (13/07), a entrega dos valores arrecadados com a venda do X-Solidário, que foi organizado em prol das instituições Uopeccan (União Oeste Paranaense de Combate ao Câncer) e Casa Dona Vani.

Receita orienta fiscais sobre PIS/Cofins de cooperativas de trabalho
  A Receita Federal vai cobrar PIS sobre a folha de salários das cooperativas de trabalho prestadoras de serviços que, no mesmo período, excluírem as sobras dos seus resultados do cálculo do PIS e da Cofins

Câmara aprova MP sobre o preço mínimo para o frete rodoviário
  Proposta foi aprovada pelo Senado em seguida e será enviada para sanção presidencial; texto prevê anistia a multas de caminhoneiros, que pode ser vetada

Unimed Londrina realiza palestra sobre fake news
  Encontro gratuito será na próxima segunda-feira, dia 16, no CCI Leste

Uruguai apoia o cooperativismo como ferramenta para impulsionar o mercado de trabalho
  Nosso vizinho mais ao sul, o Uruguai, tem investido no cooperativismo para que o mesmo possa gerar trabalho e renda para a população