Newsletter
Informativos
Visualizar no navegador | Enviar para um amigo
 
 
Direito cooperativo será debatido no Rio de Janeiro

Olá, como vai?

A cidade maravilhosa, receberá o Encontro Internacional de Direito Cooperativo, aonde serão discutidos temas relevantes para o cooperativismo brasileiro. O evento, com entrada franca, será realizado OAB/RJ, no Plenário Antônio Modesto Silveira, no centro do Rio de Janeiro, no dia 24 agosto.

O encontro nasceu da parceria entre Sescoop-RJ, a Comissão Especial de Direito Cooperativo da OAB/RJ (CEDC-OAB/RJ), a AIDCMESS (Asociación Iberoamericana de Derecho Cooperativo, Mutual y de la Economica Solidaria) e o Ibecoop (Instituto Brasileiro de Estudos em Cooperativismo) e é destinado a gestores de cooperativas, advogados, estudantes e professores universitários.

Este encontro torna-se importante para que outros setores da sociedade brasileira se atentem as questões jurídicas sensíveis as cooperativas.

“Criar um ambiente jurídico mais estável e mais favorável ao desenvolvimento das cooperativas”, é o que pensa o presidente da CEDC-OAB/RJ, Dr. Ronaldo Gaudio e que permitirá um amplo desenvolvimento do setor em todo o país.

Palestras

Durante todo o dia, várias palestras, painéis e conferências abordarão assuntos ligado ao direito cooperativo.

Na abertura do encontro terá a palestra com Humberto Eustáquio Soares Martins, corregedor nacional de Justiça (CNJ) e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Na parte da tarde, o professor Calixto Salomão Filho, da Universidade de São Paulo (USP), participará da conferência acadêmica que abordará os desafios comportamentais e de regulação para a geração de desenvolvimento por meio do cooperativismo.

As cooperativas de crédito terão um painel que trará como assuntos, avanços, desafios e perspectivas que abordará a tributação e a responsabilidade de dirigentes de cooperativas de crédito em relação à prevenção, à lavagem de dinheiro e ao processo administrativo disciplinar. A cargo desses temas estarão o conselheiro Federal da OAB, Breno de Paula, Leila Dissenha, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e, ainda, Carolina Pancotto Boher, do Banco Central do Brasil.

O último painel debaterá sobre o direito cooperativo em perspectiva internacional: o Estatuto do Trabalhador Autogestionário e os Princípios de Direito Cooperativo Europeu – temas resultantes do trabalho de importantes grupos de pesquisa de diferentes universidades europeias e latino-americanas e contará com a participação dos professores Mario Schujman, da Universidade Nacional de Rosário (Argentina) e Gemma Fajardo, da Universidade de Valência (Espanha).

Lançamento

Ao final do evento, ocorrerá o lançamento da coletânea Direito e Cooperativismo, que foi coordenado pelos professores Mario Schujman, Deolinda Meira (do Instituto Politécnico do Porto – Portugal) e Ronaldo Gaudio (presidente do Ibecoop). O título do primeiro volume da coletânea é “Derecho Cooperativo Latinoamericano, e que estará disponível no evento.

“O lançamento da coletânea pioneira valoriza o Direito Cooperativo pela qualidade e importância de seu Conselho Editorial, assim como o seu primeiro título valoriza as contribuições importantes doutrinárias e legislativas do continente para a construção das bases do regime jurídico das cooperativas”, destaca o presidente da CEDC-OAB/RJ, Dr. Ronaldo Gaudio.

Veja detalhes do evento.

Beijos

Sandra Campos
Editora da Revista EasyCoop
www.easycoop.com.br
Celular 11-948-137-799

 
NOTÍCIAS

Direito cooperativo será debatido no Rio de Janeiro
  O evento, com entrada franca, será realizado OAB/RJ, no Plenário Antônio Modesto Silveira, no centro do Rio de Janeiro, no dia 24 agosto.

Guarulhos terá nova usina para reciclar óleo de cozinha e produzir biodiesel
  Cooperativa de catadores recolhe produto que polui cidade. Projeto visa produzir inclusão social e melhorar qualidade do ar; veja regiões de entrega voluntária

Sicoob MaxiCrédito - Cooperativismo financeiro que gera desenvolvimento econômico e social
  O Sicoob MaxiCrédito é uma instituição financeira cooperativa, integrante do Sistema Sicoob, com 33 anos de atuação em Santa Catarina, que busca viabilizar recursos para o desenvolvimento econômico e social e promover a inclusão financeira das pessoas

CooperCon RJ: participe da iniciativa para criação da Cooperativa de Compras da Construção Civil do Rio de Janeiro
  O evento acontece de 9h às 12h, na sede da Federação (Av. Graça Aranha, 1. Centro, Rio de Janeiro).

Cooperativa quer tornar cidade modelo de reciclagem
  A presidente da Coopernorte, Ibelza Vanderlei Campos da Silva, de 43 anos, está muito empolgada com o novo projeto na cidade

ECONOMIA Fontes renováveis responderam por quase 88% da energia gerada em junho
  As fontes de geração de energia elétrica renováveis representaram, em junho, 81,9% da capacidade instalada de geração de energia e 87,8% da produção total verificada no país

Mais de 7 mil candidatos concorrem a uma vaga na Câmara dos Deputados
  O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou 7.218 candidaturas para a Câmara dos Deputados. Desse total, apenas 31,6% são mulheres e 41% se declaram como pretos ou pardos. Além disso, o TSE registra 37 indígenas candidatos a deputado federal.