Olá, como vai?
É outubro, mês de eleições gerais, de importância vital para o Brasil. De nosso bom senso, do acerto de nossas escolhas está nascendo o país que queremos para os próximos anos. É um momento de renovação, de criar condições para construir mais justiça social e qualidade de vida para todos os brasileiros. Este é o meu anseio e de toda a equipe de nossa EasyCoop.
Nesta edição, uma ponta de orgulho. Quem está na reportagem de capa é o jovem prefeito de São Paulo, Bruno Covas. Em entrevista exclusiva, ele comenta os desafios de estar à frente de uma cidade como São Paulo e do que pretende fazer até o final de seu mandato, em dezembro de 2020. Seu compromisso é melhorar a vida dos paulistanos, para que tenham orgulho de viver na cidade. O plano é buscar em privatizações recursos para a saúde, educação, habitação e transporte. O incentivo a cooperativas é parte de sua estratégia para levar emprego às periferias. “O cooperativismo é um modelo de negócio democrático. Une o desenvolvimento econômico e social”, afirma.
Em outra entrevista exclusiva à EasyCoop, o secretário municipal da Justiça, o professor, advogado e administrador Rubens Rizek Jr., fala de sua missão e aponta as prioridades da SMJ, como a necessidade de incentivar o cooperativismo e dar prioridade ao atendimento social nas periferias de São Paulo, em especial nas áreas da saúde e educação. Rizek Jr. mostra ter plena consciência da responsabilidade de apontar caminhos e soluções para reduzir as grandes disparidades socieconômicas. Ele gostaria de ser lembrado como membro de uma equipe que “realizou um trabalho de excelência na defesa do interesse público”.
Mas há muito mais nesta edição, como as três reportagens sobre cooperativas de sucesso nas áreas de consumo, transporte/turismo e energia. A Coop Cooperativa de Consumo está comemorando 64 anos (20 de outubro). Nasceu em Santo André (SP). É a maior cooperativa latino-americana no setor, com mais de 800 mil cooperados ativos, 31 supermercados, 48 drogarias e três postos de combustíveis. O presidente Marcio Francisco Blanco do Vale deixa conselhos e alertas para quem deseja criar uma cooperativa de consumo. Na 2ª reportagem, mostramos como a Cooptema Fretamento e Turismo passou de uma pequena cooperativa de transporte em Aracati, no litoral cearense, para uma organização com 55 membros e 55 veículos (automóveis, vans e micro-ônibus). Presta uma grande variedade de serviços. O foco é o turismo, oferecendo traslado aéreo e rodoviário para todo o estado do Ceará, mostrando aos turistas as belezas das praias, como Canoa Quebrada e outras da Rota das Falésias. A 3ª reportagem mostra como sete empreendedores cearenses criaram em 2016 uma cooperativa pioneira – a Coodensol Energias Renováveis do Nordeste. São todos especialistas. O embrião foi no Senai, mas o amadurecimento foi na Unifor (Universidade de Fortaleza).
Temos ainda o artigo “Os sete princípios de Rochdale”, de Marcelo Correa Medeiros, e o “Passo 5” de nossa série de 7 dicas sobre como criar e gerir uma cooperativa. Por fim, aproveite as nossas Coopernotas - três páginas de curiosidades sobre cooperativismo, como o caso da catadora que virou atriz e foi premiada no 36º Festival de Cinema de Gramado (RS).
Boa leitura!
Sandra Campos
Editora da Revista EasyCoop
www.easycoop.com.br
Celular 11-948-137-799
|