Newsletter
Notícias

Biblioteca do Ministério terá acervo sobre economia solidária

13/04/2018

A Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda, do Ministério do Trabalho (MTb), vai contar com um acervo específico para obras relacionadas à economia solidária. A entrega dos primeiros volumes foi feita na tarde desta quinta-feira (12), por representantes da Subsecretaria de Economia Solidária (Senaes) do órgão. Agora, o material será catalogado e classificado para começar a ocupar um espaço próprio na biblioteca, que fica no anexo do MTb, em Brasília (DF). “Vamos dar prioridade para a classificação desses volumes. O objetivo é disseminar os conhecimentos e informações disponíveis sobre esse assunto”, explicou o bibliotecário Roberto Mário Vieira da Silva.

O acervo vai conter livros, cartilhas e material multimídia produzido pela Senaes e por órgãos parceiros do Ministério do Trabalho nas ações de economia solidária em todo o país, incluindo órgãos estaduais e municipais que têm projetos com cooperativas de catadores, incubadoras empresariais e reciclagem de resíduos, entre outras atividades. “A economia solidária existe em todo o mundo. É um tema muito amplo, mas a biblioteca do Ministério do Trabalho não tinha material sobre o assunto”, explica o agente administrativo da Senaes Marcos Roberto Souza, idealizador da iniciativa.

Demanda - Ele percebeu a necessidade de disponibilizar essas obras enquanto atendia pessoas que vinham ao Ministério em busca de informações relacionadas a convênios e projetos implantados pela Senaes. Agora, a consulta será facilitada e quem procurar a subsecretaria será orientado a buscar o material na biblioteca. “Tem muita demanda, inclusive dos parceiros, mas principalmente de estudantes de graduação, pós-graduação e até de doutorado, que precisam consultar os materiais para fazer trabalhos”, conta Souza.

A primeira doação incluiu 150 volumes, mas o acervo já deve aumentar nos próximos dias, com a entrega de novas obras. Segundo o bibliotecário Roberto Silva, a previsão é de que 16 prateleiras sejam destinadas exclusivamente para o tema de economia solidária.

A Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda fica no térreo do edifício anexo do Ministério do Trabalho. O acesso ao acervo é livre para consultas, mas apenas servidores do órgão tem direito ao empréstimo de livros.

Ministério do Trabalho