Newsletter
Notícias

Movimento cooperativista renova parceria com a FAO

14/05/2018

Hoje, a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) assinou um memorando de entendimento com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para renovar a colaboração com o objetivo de apoiar, valorizar e promover contribuições singulares das cooperativas para erradicar a insegurança alimentar, reduzir pobreza rural e proporcionar uma gestão sustentável dos recursos naturais.

O memorando de entendimento foi assinado pelo presidente da ACI, Ariel Guarco, e pelo vice-diretor geral da FAO, Daniel Gustafson, em Roma, dando um novo ímpeto à colaboração que começou formalmente em 2013 e oferece oportunidade para melhorar e aprofundar sua parceria estratégica.

As ações terão como objetivo, entre outras coisas, aumentar a eficiência das cooperativas na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, particularmente a Meta 2, melhorando os ambientes legais e políticos das cooperativas em todo o mundo e aumentando o conhecimento e a conscientização sobre o papel das cooperativas.

A Resolução da Década da Agricultura Familiar das Nações Unidas (2019-2028) recorda a necessidade de se concentrar em cooperativas agrícolas e redes de agricultores nos esforços para melhorar a segurança alimentar e nutricional. A FAO chamou o movimento cooperativo para trabalhar em conjunto para sua promoção.

Sobre a FAO

A FAO é a agência das Nações Unidas concentra seus esforços para erradicar a fome e tornar a agricultura e os sistemas alimentares mais sustentáveis. Suas atividades compreendem as principais áreas de ação: Colocar informações ao alcance e apoiar a transição para uma agricultura sustentável; reforço da vontade política e partilha de competências políticas; reforçar a colaboração público-privada para melhorar a agricultura dos pequenos proprietários; trazendo conhecimento para o campo; apoiar os países na prevenção e mitigação de riscos à segurança alimentar.

Redação EasyCOOP com informações da ACI