Newsletter
Notícias

Instituto Sicoob abre oficialmente evento de Orientação Financeira no Rio de Janeiro

15/05/2018

Nesta segunda-feira, 14 de maio, o Instituto Sicoob promoveu a abertura oficial da ação gratuita de orientação financeira, aberta ao público, no Rio. Alinhado à 5ª Semana Nacional de Educação Financeira do Banco Central (BACEN) e realizado em parceria com a Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros), o evento acontece durante toda essa semana no Largo da Carioca. O objetivo principal é levar a todos os cidadãos cariocas informações sobre como lidar com o dinheiro, como fazer seu orçamento, dicas para sair das dívidas e como fazer o melhor investimento.

Com um time de 120 voluntários que estão ministrando palestras diariamente às 9h, às 10h30, às 12h e às 13h30, a ação conta também com analistas e planejadores financeiros do Sicoob Central Rio e da Planejar. Os analistas estão tirando dúvidas de toda a população nas clínicas financeiras individuais, sempre de 09h às 16h. “O Instituto Sicoob acredita que proporcionar o acesso à formação financeira é praticar uma economia mais justa”, disse Silvana Lemos, Gestora do Instituto Sicoob no Rio de Janeiro.

No primeiro dia de evento, 85 pessoas se consultaram nas clínicas financeiras individuais e outras 55 assistiram às palestras. O assistente administrativo Bruno Garcia, de 40 anos, contou que fez questão de se consultar nas clínicas financeiras para pegar dicas de como sair da dívida com o cartão de crédito. “Eu comprei um apartamento com minha esposa e acabei tendo muitos gastos extras com obras e outros detalhes, o que acabou embolando minhas finanças. Estou com uma dívida grande com o cartão e aqui consegui tirar algumas dúvidas. Meu primeiro passo agora será pegar um empréstimo com um valor menor e mais justo, com taxas menores, para poder quitar o cartão”, contou Bruno.

Já Jeorge Pereira dos Santos, de 60 anos, aproveitou a ação gratuita para pegar dicas de abertura do seu primeiro negócio. “Vi o movimento do evento e na hora vim participar. Sempre trabalhei como auxiliar de serviços veterinários, mas agora estou sem emprego, então decidi empreender. Vou começar a produzir chinelos, já comprei uma máquina e agora preciso saber por onde começar. Foi muito importante ter vindo e conversar com os analistas. Agora vou providenciar a abertura do meu CNPJ e fazer toda a legalização da minha empresa”, disse Jeorge.

O Sebrae também entrou como parceiro do evento, disponibilizando analistas técnicos diariamente para compor as clínicas financeiras. Segundo Thiago Lopes, analista do Sebrae presente no evento nesta segunda, o principal prazer de atender à população neste primeiro dia foi poder dar orientações para quem tem um negócio ou para quem pretende abrir uma empresa. “A população é carente de informação sobre abertura de empresas, legislação e principalmente sobre a importância de uma gestão para o negócio dar certo. Esse tipo de ação é extremamente importante e no nosso caso em especial para falarmos com potenciais empresários e empresas de pequeno porte”, explicou o analista.

Ana Beatriz Lima, planejadora e educadora financeira associada da Planejar, ministrou a primeira palestra dessa segunda-feira. “Esse evento é fantástico, nosso papel é transformador, tanto para a população como também para nós. Esse primeiro dia superou as minhas expectativas. Queremos educar a população financeiramente e tenho certeza de que vai ser um sucesso”, finaliza Ana Beatriz.

Assessoria de imprensa?