Newsletter
Notícias

Ação de descarte solidário recolhe 25 toneladas de lixo eletrônico

07/08/2018

Mais de 25 toneladas de lixo eletrônico, esse foi o resultado da ação de Descarte Solidário, promovida desde a última quinta-feira, dia 2, pelo Rotary Club de Volta Redonda em parceria com a secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa. A iniciativa também contou com o apoio do Saae-BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e da cooperativa de coleta seletiva – CoopCat.

Foram instalados ecopontos em oito localidades de Barra Mansa: subprefeitura da Região Leste, Vila Nova e nos distritos da Vila dos Remédios, Floriano, Amparo, Antônio Rocha e Rialto, além do Parque da Cidade durante a 20ª Flumisul. Nesses locais, foram recolhidas aproximadamente cinco toneladas de eletrônicos. A ação principal foi neste domingo, dia 5, na Avenida Joaquim Leite, onde os moradores descartaram mais de 20 toneladas de materiais em duas caçambas.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, os materiais estão sendo armazenados no depósito da CoopCat e serão vendidos para uma empresa especializada no descarte correto de eletrônicos.

-Toda a renda arrecada oriunda da venda desses materiais será dividida entre a cooperativa e a Apae de Barra Mansa – completou.
Entre os materiais descartados estavam diversos aparelhos de TV e monitores de computador, assim como geladeiras, mouses, teclados, impressoras, celulares, baterias, carregadores e outros equipamentos eletrônicos. Beleza destacou a importância da iniciativa e participação dos moradores.

-Foi uma ótima oportunidade de descartar de forma correta o material que estava acumulado em casa ou nos quintais e que, talvez, estavam sendo criadouros do mosquito da dengue ou atraindo roedores. Foi uma forma de os moradores fazer o bem social e ajudar o meio ambiente – ressaltou, completando que está em estudo um programa municipal para implantar esse tipo de descarte em Barra Mansa.

Diário do Vale