Newsletter
Notícias

Membros de 17 grupos teatrais de Sorocaba (SP) se unem para formar cooperativa

09/08/2018

Representantes de 17 grupos teatrais de Sorocaba e de quatro cidades da região participaram, na noite da última segunda-feira (6), de um encontro com intuito de criar uma cooperativa de teatro de abrangência regional. A atividade foi realizada Senac Sorocaba, com apoio do Núcleo de Economia Criativa da instituição, que encampou as demandas de grupos teatrais da região. 

A mediação foi do professor e crítico teatral José Simões que lançou a ideia inicial em um texto publicado no seu blog, hospedado no site do jornal Cruzeiro do Sul. De acordo com o ator, diretor teatral e professor de artes cênicas do Senac, Hamilton Sbrana, esta foi a primeira de uma série de reuniões que pretendeM construir uma rede de teatro na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). "Chegamos à conclusão de que nós, do teatro, precisamos nos unir para disputar editais, ter advogados e investir na formação artística. Quando todo mundo se junta, os custos das despesas diminuem e a gente fica mais forte. O teatro se fortalece", defende. 

Na reunião, segundo ele, foi proposta de criação de uma associação, que será estudada pelos participantes. "Saímos com essa lição de casa", diz. Sbrana detalha que o encontro preparatório teve o objetivo de "sensibilizar" a classe artística, porém, a consolidação da cooperativa ainda dependerá de discussão de delegação de tarefas nos novos encontros, que continuam abertos a todos os grupos de teatro da RMS. A próxima reunião está agendada para 3 de setembro, também no Senac Sorocaba. 

Jornal Cruzeiro do Sul - Felipe Shikama