Newsletter
Notícias

Setembro amarelo: causas, mitos e prevenção do suicídio são temas de palestra

20/09/2018

Na terça-feira (25/09), a Unimed Campo Grande realizará uma palestra preventiva e educativa sobre o Setembro Amarelo - mês dedicado à prevenção do suicídio. O evento é gratuito e aberto ao público.

A palestra será ministrada pelo psiquiatra cooperado, Dr. José Carlos Rosa Pires de Souza, PhD em saúde mental e professor de medicina. Os temas a serem abordados são: causas, mitos, prevenção e sobre tratamento das doenças que podem levar ao suicídio.

De acordo com o médico especialista, é muito importante debater o tema, pois Campo Grande é a segunda capital e Mato Grosso do Sul é o segundo estado em índices de suicídios no Brasil e algo deve ser feito, principalmente, para as pessoas de 15 a 25 anos, onde a segunda causa de morte é o suicídio.

“Isso não é mérito nenhum para nós. Precisamos mudar essa história conscientizando as pessoas da necessidade de procurar ajuda, das pessoas se ajudarem com diálogo, do mundo virtual se transformar em mundo real com contato olho a olho”, reflete.

É fato que o suicídio ainda é um grande tabu na nossa sociedade, mas, ao contrário do que muitos pensam, falar sobre o assunto não instiga o ato e, sim, ajuda com a prevenção.

“A informação auxilia na diminuição do índice alto, porque as pessoas ficam mais desmitificadas. Quando você fala sobre o assunto fica mais claro e mais tranquilo a gente dar dicas de procura de ajuda com profissionais de saúde.”

A palestra é uma iniciativa de responsabilidade social visando justamente à diminuição do índice de suicídio em nossa cidade e estado. “Quem for, não vai se arrepender em adquirir conhecimentos básicos para poder salvar uma vida, que é o bem maior que nós temos”, finaliza Dr. José Carlos.

SERVIÇO

O evento será realizado no dia 25 de setembro, às 19h, no espaço Viver Bem da Unimed Campo Grande, que está localizado na Rua Goiás, 695, Jardim dos Estados (entrada pela Rua da Paz).

Informações podem ser obtidas no telefone (67) 3389-2431 ou viverbem@unimedcg.coop.br.

Comunicação Unimed Campo Grande