Newsletter
Notícias

Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito reunirá cerca de 2 mil lideranças em Florianópolis

08/11/2018

Um modelo colaborativo de negócios, com foco na prosperidade e no bem-estar das pessoas irá reunir quase 2 mil inscritos no 12º Concred – Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito, em Florianópolis (SC), entre os dias 21 e 23 de novembro, no CentroSul. Com o tema “Protagonismo e Sinergia em Cenários de Mudança”, o evento tem a Confebras – Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito – como entidade realizadora, ao lado de suas filiadas Sicoob SC/RS e Unicred PR/SC.

Além de dezenas de palestrantes de renome nacional e internacional, o Concred terá uma feira de negócios cooperativistas, Espaço TED com ideias que merecem ser disseminadas, Espaço de Negócios e Oportunidades, Laboratório FintechCoop Lab, lançamento de livros e o 5º Prêmio Concred Verde, que vai revelar as melhores práticas sociais, econômicas e ambientais do setor, além de Talk Show de Economia. Tudo para transformar a 12ª edição do Congresso em uma experiência de vanguarda, posicionando o cooperativismo de crédito em seu papel estratégico para o desenvolvimento econômico e social do país.

O Concred é realizado a cada dois anos pela Confebras, e se tornou referência internacional, sendo o mais importante evento do setor na América Latina. “No Brasil, atualmente 965 cooperativas financeiras congregam mais de 9,7 milhões de associados, sendo que o País ocupa o 16º lugar no ranking mundial no âmbito do movimento”, disse Kedson Macedo, presidente da Confederação.

Cooperativismo de ponta

Entre as atrações do evento, destaque para o autor e instrutor José Davi Furlan, que fará um workshop exclusivo às filiadas da Confebras, na tarde de 21 de novembro, antes mesmo da abertura do Concred. Já o publicitário Nizan Guanaes, responsável pela Palestra Magna na abertura do evento, irá abordar o tema central do congresso: “Protagonismo e Sinergia em Cenários de Mudança”.

No segundo dia do Concred, as diretrizes do Sistema Nacional do Cooperativismo de Crédito (SNCC) estarão em destaque na palestra do presidente do sistema Sicredi, Manfred Alfonso Dasenbrock. E um painel especial, com cinco representantes dos sistemas, irá aprofundar o debate sobre a atuação dos principais sistemas do SNCC como protagonistas do mercado financeiro.

O Congresso contará com um painel internacional onde serão desenvolvidas palestras ministradas por convidados como Alain Declercq, CEO do Banco CPH e vice-presidente da Confederação Internacional dos Bancos Populares, da Bélgica; Florian Strassberger, diretor executivo do DZ Bank (Alemanha) e Michel Roux, diretor de Desenvolvimento da FNBB, uma empresa do Grupo BPCE (França). O painel terá como mediador Marco Aurélio Borges de Almada Abreu, presidente do Bancoob e copresidente da Confederação Internacional dos Bancos Populares (CIBP).

No último dia, o Congresso apresentará cases de transformação digital nas cooperativas de crédito, haverá uma palestra sobre a economia no novo governo e as oportunidades para o cooperativismo financeiro, além do painel sobre o tema e os pequenos negócios, e um Talk Show sobre a evolução do Sistema Nacional e Crédito Cooperativo sob a ótica do Banco Central.

Saiba mais

Confira a programação completa no site da Confebras ou direto no link:
http://www.confebras.coop.br/concred/programacao

MBertelli Comunicação