Newsletter
Notícias

Rede Gerando Falcões e Polo Wear se unem para criar cooperativa de costura em comunidade de Poá (SP)

06/12/2018

Com apoio da Rede Gerando Falcões e da marca Polo Wear, a cooperativa de costura Modelando Sonhos foi inaugurada no dia 4/12. O projeto surgiu a partir de uma conversa entre Edu Lyra, fundador do Gerando Falcões, e o presidente da marca Polo Wear, Roberto Restum, que buscavam formas de ampliar a ajuda aos moradores das favelas atendidas pela ONG.

A ONG encontrou na comunidade de Poá, na Grande São Paulo, um grupo de mulheres com perfil empreendedor, que trabalhavam com costura, e atuou como aceleradora da cooperativa, ajudando-as na constituição e formalização do negócio. O espaço é da Rede Gerando Falcões e o maquinário utilizado da marca parceira Polo Wear, mas à medida que a cooperativa estiver em funcionamento e com um fluxo estável de trabalho, começará a arcar com os custos de sua utilização. “Nosso objetivo é ter unidades independentes, que se sustentem com suas próprias atividades. A cooperativa tem início com alguns trabalhos para a Polo Wear, mas esperamos que a iniciativa cresça para atender o mercado”, conta Edu Lyra.

Criada com base nos princípios de sustentabilidade financeira e economia circular, a cooperativa foi a forma encontrada pela Rede para possibilitar que os recursos investidos pelo patrocínio da Polo Wear beneficiassem o maior número possível de pessoas. Dessa forma, além da cooperativa, que funciona durante a semana, nos fins de semana são realizados no local cursos de costura para a comunidade.

Para ajudar na manutenção das atividades da ONG, o Gerando Falcões receberá uma comissão ao indicar trabalhos para a cooperativa – prática comum no mundo da moda.

 

Economidia