Newsletter
Notícias

Cooperativas são modelo de negócio para o futuro

23/05/2019

A atual economia é regida pelos parâmetros dos mercados globais com um alto nível de competitividade. Atuando em diferentes modelos de negócios, as cooperativas tendem a ser alternativa de modelo econômico, aparecendo como o modelo de negócio do futuro.

O Sistema Ocergs-Sescoop/RS aponta que cinco cooperativas brasileiras estão na lista das 300 maiores do mundo e que 95% dos municípios brasileiros são atendidos por cooperativas de crédito. As cooperativas de táxi transportam cerca de 2 bilhões de passageiros por ano, com média de 5,5 mil pessoas por dia e aproximadamente 22 milhões de brasileiros são atendidos por operadoras cooperativas na área de saúde (médicas e odontológicas).

Para o coordenador do curso de Gestão de Cooperativas da EAD Unicesumar, Silvio Castro, como a cooperativa nasce de uma necessidade de uma demanda emergente, não tem como dar errado. “Partimos do princípio de ser uma gestão em grupo. Ninguém faz nada sozinho que não possa ser feito melhor em grupo. É como um lema para as cooperativas que atuam no mercado”, complementa.

Para o coordenador do curso de Gestão de Cooperativas da EAD Unicesumar, Silvio Castro, como a cooperativa nasce de uma necessidade de uma demanda emergente, a princípio, não tem como dar errado. “E partimos da premíssia de uma gestão em grupo. Onde, ninguém faz nada sozinho que não possa ser feito melhor em grupo. É como um lema para as cooperativas que atuam no mercado”, complementa. 

Dados econômicos apurados pela Organização Cooperativa Ocergs mostram a grande força econômica do cooperativismo no Brasil e no mundo. Se as 300 maiores cooperativas do mundo fossem um país, representariam a 6ª maior economia mundial. Isto porque, juntas, somam um PIB de US$ 2,53 bilhões.

Castro ressalta que as cooperativas têm a função de melhorar a situação econômica de determinados grupos de indivíduos e, por isso, utilizam acordo voluntário para a cooperação das duas partes. “Diante das adversidades que assolam grupos de pessoas e comunidades, a constituição de uma cooperativa pode ser uma solução viável. Ressaltando inclusive que, em nenhum momento, é um movimento contrário aos modelos econômicos individuais, mas uma alternativa mais simpática às demandas da sociedade”.

Capacitação

Diante da necessidade do profissional capacitado para gerenciar atividades de cooperativas, há três anos a Unicesumar oferece, na modalidade Educação a Distância (EAD), o curso de Gestão de Cooperativas, foi único do Brasil que obteve nota 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC).

Novo Momento