Newsletter
Notícias

Cooperativa do Rio de Janeiro lança documentário "Entre a porta e a rua"

12/08/2019

A Cooperativa de Trabalho de Produção Audiovisual de Saúde, Saneamento e Meio Ambiente (Coopas) lançou nesta quinta-feira (8/8), no Cine Joia, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, o documentário “Entre a Porta e Rua”. O longa-metragem aborda o cotidiano de seis migrantes nordestinos, porteiros de edifícios em Copacabana, no Rio de Janeiro,  mostrando suas rotinas de trabalho, relações com familiares e momentos de lazer. O presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Vinicius Mesquita, prestigiou o lançamento.

Por meio de diferentes gerações e relações de parentesco e amizade, o filme recorta universos particulares, revelando configurações únicas do trabalhador brasileiro, ao mesmo tempo em que expõe e contrapõe mudanças sociais e políticas.

Segundo o diretor Rafael Figueiredo, a obra traz à tona um pouco da complexidade das relações sociais em nosso país que, na maioria das vezes, estão na superfície – visíveis a quem queira observar com mais acuidade, mas ao mesmo tempo, silenciadas por acordos de civilidade que vêm de padrões culturais construídos ao longo da história

“O filme apresenta questões relacionadas a tensão originada pelas diferentes classes sociais dos moradores e dos porteiros e suas famílias, o esfacelamento das identidades desses profissionais que oscilam entre a cultura de sua cidade natal (rural) e a cidade do Rio de Janeiro (urbana), a vivência em locais à margem dos prédios em que trabalham (pequenos quartos ou salas com pouca ventilação e luminosidade, em meio à garagem dos moradores ou na área de lazer) impondo uma espécie de “clausura consentida””, explicou Rafael Figueiredo.

Entre a Porta e a Rua”

O projeto do documentário foi aprimorado com a participação do diretor Rafael Figueiredo e da produtora executiva, Paula Lagoeiro, na Oficina de Desenho Criativo do DOCTV CPLPIII, que aconteceu em junho de 2018 em Portugal, a partir da interação com formadores e colegas de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. O argumento e roteiro são de Cristina Gomes. direção de fotografia de Juarez Pavelak, montagem de João Gustavo Monteiro e música original de Mauro Perelmann.

Coopas

A cooperativa atua no mercado desde 1997, com experiência em produção de programas para TV, vídeos institucionais e didáticos, curtas e longas metragens para televisão e cinema, e transmissão ao vivo pela web e TV.

 

Comunicação do Sistema OCB/RJ