COOPER UNIVERSITÁRIO: Programa será lançado às 16h, no Paço Municipal de Maringá
10/09/2019
O Programa Cooper Universitário será lançado nesta terça-feira (10/09), às 16h, no Paço Municipal de Maringá, no auditório Hélio Moreira. A iniciativa é do Sistema Ocepar, realizada por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), com o apoio do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Faculdades Maringá, Prefeitura de Maringá e cooperativas Aurora Alimentos, Cocari, Cocamar, Sicoob Central Unicoob, Sicoob Metropolitano Unicampo e Unimed Maringá. O programa será implementado em parceria com a Pluricoop Cooperativa de Trabalho de Executivos em Gestão e Treinamento. A ideia é disseminar os princípios cooperativistas no ensino superior, por meio da interação entre cooperativas e universidades.
O evento em Maringá será aberto pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, pela gerente de desenvolvimento social de cooperativas do Sescoop Nacional, Geâne Nazaré Ferreira, e pelo superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche. Na sequência, serão reconhecidas diversas pessoas que são parceiras e apoiam a iniciativa. Depois, a especialista em Recursos Humanos e inspiradora do Cooper Universitário, Mariza Trindade Bica Viana, ministra palestra com o tema “Um legado para o cooperativismo”. A cooperada da Pluricoop,Adriana Pierini, fará uma apresentação sobre o programa.
A programação terá ainda um painel que vai debater o tema “Cooper Universitário: construindo um futuro cooperativo”, com a participação do ex-presidente da Ocepar, João Paulo Koslosvki, de José Roberto Ricken e Leonardo Boesche. Após a explanação dos painelistas, será aberto espaço para perguntas dos estudantes universitários.
Inicialmente, o programa será realizado com o envolvimento de universidades e cooperativas da região de Maringá, no Noroeste do Paraná. Além de ampliar o conhecimento sobre o cooperativismo entre as instituições de ensino superior e estudantes universitários, o Cooper Universitário também visa preparar os acadêmicos para ocupar as vagas de estágio e de trabalho nas cooperativas paranaenses. Além disso, tem como meta disponibilizar uma plataforma de talentos onde os participantes do programa poderão manter o currículo atualizado à disposição das oportunidades que surgirem no setor. O programa é dividido em quatro fases: planejamento com a área de RH das cooperativas aderentes; articulação com instituições de ensino superior; apresentação do Cooper Universitário às instituições de ensino e planejamento de ações. Ao mesmo tempo em que proporcionará aos estudantes a oportunidade de trabalho em cooperativas, a ideia é formar um “Banco de Talentos”, com profissionais que detenham conhecimento diferenciado sobre o cooperativismo e que possam atender às demandas e peculiaridades do setor.

Ocepar