Newsletter
Notícias

Cooperativas Mirins celebram o primeiro ano de constituição

09/10/2019

Buscando uma instrução mais profunda e prática sobre o Cooperativismo e seus princípios, o projeto Cooperativas Mirins completa seu primeiro ano de constituição com uma coleção de conhecimentos e conquistas.

Considerado um laboratório de aprendizagem, o projeto praticado em cooperativas educacionais é dirigido e coordenado de forma voluntária pelos próprios alunos, sob a orientação de professores. Ele procura desenvolver competências, hábitos e atitudes por meio de uma prática pedagógica que destaca os princípios do cooperativismo, harmonizando-os aos interesses da comunidade, na produção de bens e/ou prestação de serviços, fazendo com que os alunos assumam responsabilidades sociais, morais e econômicos dentro e fora do ambiente escolar.

Durante o primeiro encontro das cooperativas, que aconteceu em agosto deste ano, a coordenadora pedagógica da Cooperativa Educacional de Santa Maria de Jetibá (Cooperação), Luciene Caetano, contou que o projeto possui uma grande importância na vida dos alunos, que conseguem desenvolver diversas competências desde cedo. “O projeto faz com que eles desenvolvam o seu protagonismo, permitindo que cada um consiga dar o seu melhor, crescendo cada dia mais e se tornando cidadãos produtivos e mais participativos na sociedade”, contou a coordenadora.

Existem três Cooperativas Mirins registradas no Estado, são elas: Coopemcel (Cooperativa Mirim de Linhares); CooperJetibá (Cooperativa Mirim de Santa Maria de Jetibá) e Coop-união (Cooperativa Mirim de São Gabriel da Palha). Ambas celebraram na primeira semana de outubro, o primeiro ano de trabalho, sendo a CooperJetibá no dia 02, a Coopemcel no dia 03, e Coop-união no dia 04.

Parabenizando os estudantes, a assistente administrativo do Sistema OCB/ES, Bianca Rocha, contou que as cooperativas mirins realizam um trabalho que vai muito além da disseminação dos valores e princípios do cooperativismo. “Ao participarem deste projeto, essas crianças conseguem desenvolver diversos conceitos e competências valorosas, como o espírito de liderança, de colaboração, responsabilidade e empreendedorismo. Temos muito orgulho em apoiar e participar deste desenvolvimento”, contou.

O projeto conta com o apoio do Sistema OCB/ES em parceria com o Sicoob Espírito Santo. 

ASCOM OCB/ES