Newsletter
Notícias

Sicredi Centro Sul sedia primeiro evento da semana, com 29 lideranças cooperativistas

21/10/2019

A partir desta segunda-feira (21/10), as cidades de Prudentópolis, Cascavel, Francisco Beltrão e Mandaguari recebem lideranças cooperativistas de diversos ramos, para a segunda rodada de 2019 dos Encontros de Núcleos Cooperativos. Durante esses quatro dias, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, acompanhados de Robson Mafioletti e Leonardo Boesche, respectivamente superintendentes da Ocepar e Sescoop/PR, do gerente da Fecoopar, Anderson Lechechem, do coordenador de comunicação, Samuel Milléo Filho e dos palestrantes, Cláudio Shimoyama e Ernesto Kugler, percorrerão cerca de 1.650 quilômetros dos cinco núcleos cooperativos. “São reuniões de trabalho que realizamos desde setembro de 1991, portanto, são 27 anos em que interiorizamos nosso trabalho. É uma oportunidade de ouvir as lideranças cooperativistas sobre diversos assuntos”, lembra Ricken.

Participam deste primeiro encontro, 29 lideranças, de 10 cooperativas dos ramos agropecuário, saúde e crédito. A abertura foi realizada pelo anfitrião, Santo Capelari, presidente da Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ. “Muito mais do que uma satisfação, receber tantas lideranças do Núcleo Centro Sul numa segunda-feira de muita chuva, é uma honra para todos nós aqui de Prudentópolis. O Sistema Ocepar é uma entidade referência e que nos dá uma sustentação muito grande. Nesses encontros, podemos ouvir especialistas sobre os mais diferentes assuntos, o que é valioso para o cooperativismo, para nossas atividades”. Com atuação em três estados, a Sicredi Centro Sul tem 38 mil cooperados e atua em 74 municípios, com um patrimônio líquido de mais de R$ 100 milhões. Participaram da abertura Ricken, Nobile, Frans Borg, coordenador do Núcleo Centro Sul, Jorge Karl, diretor da Ocepar e presidente da Agrária, Erik Bosch, conselheiro do Sescoop/PR e presidente da Capal.

Seguindo o modelo pioneiro, implantado pela Sicredi União, de Maringá, nesta segunda-feira (21/10), a Sicredi Centro Sul irá inaugurar uma nova agência no município de Inácio Martins. Será a primeira agência Smart da cooperativa e irá atender a população que hoje é de aproximadamente 11 mil pessoas. “O objetivo de ser uma agência Smart é promover mais acesso à todas as soluções financeiras, como conta corrente, crédito geral e agrícola, investimentos, seguros, consócios, cartões de crédito e depósito de cheques, sem movimentar nem um centavo em espécie na agência física. Portanto, sem circulação de dinheiro. O pagamento de contas e transferências, por sua vez, são feitos no ambiente online, por meio da internet banking e do aplicativo do Sicredi. Quem precisar de auxílio, vai contar com um terminal digital na agência e com a orientação dos colaboradores”, lembra Capelari.

O diretor do Grupo Datacenso, Cláudio Shimoyama, apresenta nesses encontros o resultado da segunda pesquisa sobre a imagem e o posicionamento das marcas das cooperativas do Paraná, realizada em agosto/setembro deste ano. Desta vez, a coleta de dados ocorreu entre os meses de junho e julho, quando foram entrevistados 1.015 consumidores, na capital e no interior do Estado, 10 diretores de cooperativas e 50 profissionais responsáveis pela aquisição das mercadorias nos supermercados. As conclusões deste trabalho têm sido utilizadas pelo Sistema Ocepar e cooperativas como subsídio para direcionar as estratégias de divulgação e promoção dos produtos e serviços ofertados pelo setor à comunidade. A primeira pesquisa foi realizada em 2017.

O Programa Trabalho Seguro e Sustentabilidade será outro tema tratado nos Encontros de Núcleos Cooperativos. Quem vai discorrer sobre o assunto é o advogado Ernesto Emir Kugler Batista Junior. Na sequência, a diretoria da Ocepar irá fazer um relato sobre o PRC100, o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense, e apresentar o Programa Cooper Universitário lançado em Maringá, no dia 10 de setembro, com o objetivo de disseminar os princípios cooperativistas no ensino superior, por meio da interação entre cooperativas e universidades.

Depois de Prudentópolis, recebem o evento, as cidades de Cascavel, no Oeste como anfitriãs as cooperativas Coopavel, Cotriguaçu, Credicoopavel e a Credicapital; a Cresol, no Sudoeste; e a Cocari e Rodocoop, no Norte/Noroeste.

Ocepar