Newsletter
Notícias

Cresol Sicoper realiza 4º Encontro Estratégico Gerencial

13/02/2020

O município gaúcho de Machadinho sediou, nos dias 12 e 13 de fevereiro, a 4ª Edição do Encontro Estratégico Gerencial. Uma promoção da Cresol Sicoper, o evento reuniu mais de 130 participantes entre coordenadores de gestão das agências de relacionamento vinculadas ao Sistema, e ainda coordenadores, gerentes e assessores da Central, para uma formação estratégica com a temática “Ligação Cresol”.

A primeira atividade foi conduzida por Igor Morais, da BP Consultoria, o qual contemplou os temas economia em perspectiva e o mundo financeiro em transformação. Num primeiro momento, Morais explanou sobre o contexto da economia brasileira com uma leitura do PIB sob a ótica da produção e renda; os aspectos regionais com análise do cenário econômico em Estados específicos; e os desafios com o cenário de juros baixos que enseja novos desafios para os gestores. Já numa segunda etapa, abordou sobre o blockchain e como que essa nova tecnologia ainda vai revolucionar o mundo das finanças; sobre fintechs e a nova forma de relação entre o sistema financeiro e os consumidores; e como a inteligência artificial está revolucionando o mundo das finanças.

Na sequência do evento, com a temática Quem não faz acontecer vê as coisas acontecerem: como a Cresol inova frente às tendências do Mercado Financeiro?, a equipe interna da Cresol Sicoper conduziu uma atividade prática para que os participantes  propusessem ações a serem implementadas nas agências de relacionamento da Cresol Sicoper. Por fim, César Saut, vice-presidente da Icatu Seguros e Presidente da Rio Grande Seguros, palestrou sobre a importância da Previdência Privada no cenário atual, destacando as perspectivas e dificuldades que os brasileiros devem encontrar nos próximos períodos para acionarem aposentadoria.

Já o segundo dia de atividades contou com o palestrante Arthur Igreja que explanou sobre inovação nas empresas, destacando a realidade, perspectivas e desafios das inovações no cooperativismo financeiro. “As mudanças têm impactado o comportamento das pessoas, onde o consumidor está conectado, impaciente e querendo resolver questões de forma mais rápida. E, junto disso, tem surgido uma série de tecnologias que vão impactar o sistema financeiro como um todo, como os blockchain e as criptmoedas, que estão criando uma tensão muito grande no cooperativismo. As instituições têm caminhado para reduzir os custos e melhorar a escala, mas deixaram o atendimento de lado, e as pessoas não estão satisfeitas com isso. Por isso, a oportunidade é muito maior para as cooperativas porque o mercado está caminhando para uma excessiva digitalização, fechamento de agências e afastamento no contato com as pessoas. Está na hora das cooperativas voltarem a resgatar seus valores, suas raízes e o contato com as comunidades e, incorporar as tecnologias, mas tudo a seu tempo. A inovação é andar juntos com as pessoas, nem na frente tentando puxar elas e empurrando tecnologia, e nem ficar para trás. É andar no mesmo passo com os cooperados, entender a demanda deles e não impor”, finaliza Igreja.

O Diretor Financeiro da Central Cresol Sicoper, Volmir Oldoni, descreve que o evento objetivou um nivelamento de informações através da discussão dos temas mercado financeiro e inovações, e como esses temas se ligam com a Cresol. “O Encontro Estratégico Gerencial apresenta uma sequência de temas que vem no sentido da equipe ter um entendimento de como avançar e continuar crescendo no Sistema Cresol. A  palestra sobre o mercado financeiro trouxe muitas novidades e como podemos nos comportar perante o cenário. Já a palestra sobre inovações trouxe reflexões de como vamos nos comportar perante a nossa realidade. São dois temas importantes que precisam ser alinhados e serem feitas reflexões de como podemos melhorar e avançar perante o cenário apresentado”, pondera Oldoni.

Jacionor Pertile, Diretor Administrativo da Cresol Erechim, descreve que eventos como esse qualificam muito o conhecimento e engrandecem o Sistema como um todo. “A avaliação do cenário econômico é extremamente importante e precisamos acompanhar, mas percebemos que estamos no caminho certo. Estamos conseguindo aproveitar as coisas boas que as mudanças tecnológicas estão proporcionando e vamos levar até a cooperativa e, consequentemente, crescer com isso. O Sistema Sicoper está num viés muito positivo e o relacionamento é algo que outros segmentos se inspiram em nós e por isso precisamos manter e qualificar”, destaca Pertile.

Sobre o Encontro Estratégico Gerencial

O Encontro Estratégico Gerencial visa promover continuamente a formação, qualificação e evolução das competências técnicas dos profissionais da Cresol Sicoper, refletindo positivamente nos resultados estratégicos do Sistema. A primeira edição do evento foi realizada no mês de junho de 2018, com o tema “Gestão de Cooperados”; a segunda edição aconteceu no mês de outubro de 2018, abordando o tema “Encantamento na Gestão de Cooperados”; e a terceira edição aconteceu em junho de 2019 com o tema “Maratona de Resultados”.

Assessoria de Imprensa