Newsletter
Notícias

Unicopas potencializa ações de solidariedade e atuação em rede em tempos de pandemia

14/09/2020

Resultado da aprovação de uma série de medidas emergenciais aprovadas em prol do cooperativismo e da economia solidária no Brasil, a Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias), por meio das quatro centrais afiliadas – Unicafes Nacional, Unisol Brasil, Concrab e Unicatadores – inicia a realização de uma série de ações que visam promover o fortalecimento de cooperativas e associações em todo o país.

A ‘Estratégia da Unicopas no contexto da pandemia da Covid-19’ só foi possível de ser realizada graças ao projeto ‘Fortalecimento da Rede Unicopas’, co-financiado pela União Europeia.

Conforme explica Francisco Dal Chiavon, presidente da Unicopas, a estratégia surgiu tendo em vista os impactos socioeconômicos decorrentes da pandemia do novo coronavírus sobre as cooperativas, empreendimentos e associações de economia solidária, em especial, aos trabalhadores, trabalhadoras e suas famílias. “Neste sentido, cada central afiliada realizou um estudo e levantou quais seriam as principais medidas que deveriam ser tomadas para dar suporte a curto e médio prazo aos empreendimentos associados”.

As ações de solidariedade e atuação em rede vão desde a aquisição de alimentos de cooperativas da agricultura familiar e da reforma agrária com distribuição para famílias em situação de vulnerabilidade social, principalmente, as que vivem nos centros urbanos, até a aquisição de tecnologias para o desenvolvimento de sistemas de comercialização que fomentem as vendas em ambiente virtual por meio aplicativos, por exemplo.

Imprensa Unicopas