Newsletter
Notícias

15 DE OUTUBRO: Dia Internacional das Cooperativas de Crédito é celebrado nesta quinta

15/10/2020

As cooperativas de crédito singulares no Brasil já somam 873 e, juntas, representam praticamente 11 milhões de cooperados. E é por serem tão essenciais na vida de tantas pessoas, temos motivos de sobra pra comemorar o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito, celebrado ao redor do globo, sempre na terceira quinta-feira do mês de outubro, desde 1948. Neste ano, a data cai neste dia 15 de outubro. O Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu, na sigla em inglês) definiu como tema para este ano o seguinte: Cooperativas de crédito: trazendo esperança à comunidade global.

A data foi instituída há mais de 70 anos para relembrar a trajetória e as conquistas das cooperativas do ramo e promover a essência do poder transformador de realidades que o modelo cooperativista confere ao sistema financeiro.

São as pessoas que tornam as cooperativas de crédito cada vez mais relevantes para as comunidades. Em troca, as cooperativas atuam como centros de segurança para sua gente, oferecendo além de crédito, inclusão e educação financeira. E esse é um movimento de grandes proporções e resultados.

Com um conjunto de produtos e serviços atraentes e preços e taxas competitivos, o ramo vem conquistando cada dia mais adeptos e se destacando com números mais expressivos, ano após ano, em todo o mundo. Por isso, o cooperativismo de crédito está cada vez mais em destaque no Sistema Financeiro Nacional, devido às suas características de um atendimento personalizado, democrático e próximo com os cooperados.

O Woccu estima que há, no mundo todo, mais de 85 mil cooperativas de crédito que representam mais de – incríveis – 274 milhões de cooperados em todos os países onde estão presentes. A nível de comparação, o Brasil tem, atualmente, cerca de 211,7 milhões de pessoas.

Quando dizemos que o maior capital de uma cooperativa de crédito não é o financeiro, mas o humano, estamos falando das milhões de pessoas, como eu e você, que encontram nelas tudo o que precisam em termos de instituição financeira. Os números mostram que se todos os cooperados fossem vizinhos, seríamos tão grandes quanto países como a Bélgica, Portugal e Grécia e até maiores do que os Emirados Árabes ou a Áustria.

No Brasil as cooperativas de crédito são tão essenciais que, em quase 600 cidades brasileiras, são a única instituição financeira presente, atendendo com qualidade e cumprindo todas as exigências legais e regulatórias estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional e pelo Banco Central. A rede de atendimento das cooperativas de crédito é simplesmente a maior do país, com 6.043 postos de atendimento. É por isso que já somos 4,5% da população brasileira.

O cooperativismo de crédito tem se destacado nos últimos anos por sua contribuição para a expansão do mercado de crédito no país. A participação do chamado SNCC – ou Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, tem aumentado de forma consistente e beneficiado principalmente as micro, pequenas e médias empresas, além das pessoas físicas (com ênfase nos produtores rurais).

As cooperativas de crédito também atendem pessoas jurídicas. Segundo levantamento do Banco Central, em dezembro de 2019 mais de 1,5 milhão de pessoas jurídicas estavam ligadas ao SNCC. Esse número cresceu 9,6% em comparação com dezembro do ano anterior.

OCB / https://www.somos.coop.br/dicc / Informativo Fecoagro