Newsletter
Notícias

BureauCoop gera ranking das maiores cooperativas do País

20/01/2021

Agregar inteligência é um dos principais caminhos para que o cooperativismo financeiro realize sua importante missão no estímulo à economia. Consciente disso, a Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito vem buscando uma conduta mais pautada na inovação. O ano de 2020 foi marcado por uma série de iniciativas pioneiras que deram base à primeira grande notícia que a Confebras anuncia em 2021.

Agora, o BureauCoop, o painel online interativo que reúne os mais significativos dados referentes ao sistema cooperativista brasileiro, também apresenta um ranking a partir dos quais o usuário acompanha o desempenho das cooperativas de crédito espalhadas pelo Brasil. No link para o ranking, é possível filtrar as 10, 20, 30, 50 e 100 maiores cooperativas do País.

Além disso, estão disponíveis listagens das principais entidades de crédito cooperativo com relação a outros quesitos. O ranking pode ser separado por ativos totais, carteira de crédito, depósitos totais, patrimônio líquido, resultados, número de unidades de atendimento e quantidade de cooperados.

Iniciativa marcou os 34 anos da Confebras

Baseado no conceito e em ferramentas de Business Intelligence, o BureauCoop foi lançado em novembro de 2020, como parte das comemorações pelos 34 anos da Confebras. Na ocasião, o presidente da entidade, Kedson Macedo, destacou a alegria de concretizar um sonho antigo da Confederação.

O BureauCoop tem como principal fonte os números divulgados e periodicamente atualizados pelo Banco Central do Brasil. Ou seja, trata-se de uma fonte de informações altamente confiável, onde está acessível um rol de dados financeiros e de representação do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), com enfoque nas cooperativas singulares, que são as instituições que atendem a todos os cooperados do País.

Trata-se de um completo painel para interpretação, organização, análise e compartilhamento das informações em caráter aberto, de forma didática, dinâmica e segura. A plataforma ainda permite ao usuário levantar dados para suprir necessidades específicas, possibilitando analisar a estrutura sistêmica a qual a cooperativa está vinculada; a cooperativa central; o perfil dos associados; a categoria da cooperativa; a região do País, o Estado e a cidade de atuação. Além disso, a plataforma acaba de passar por uma atualização de banco de dados, que já está online, com a data-base de setembro de 2020. As estatísticas anteriores eram de junho de 2020.

Até o final de dezembro, o BureauCoop já registrava mais de 12 mil acessos. Para conferir a plataforma, acesse: https://confebras.coop.br/bureau/

Sobre a Confebras

A Confebras é uma entidade suprasistêmica do Cooperativismo de Crédito. Sediada em Brasília, reúne 37 instituições filiadas, 457 filiadas indiretamente e mais de 6,3 milhões de associados indiretos. Mantém a única editora brasileira com obras exclusivas sobre o setor, além de  desenvolver cursos na plataforma EaD, o Programa CooperaEduca para o público infanto-juvenil, intercâmbios técnicos internacionais e eventos voltados às lideranças cooperativistas, além de ser porta-voz das reivindicações setoriais junto ao Legislativo e Executivo nacionais.

Assessoria de Imprensa