Unimed representa Brasil em GT que discute cooperativas
19/02/2015
As ferramentas utilizadas pelo Sistema Unimed para incentivar a adoção de 1,6 mil práticas socioambientais voltadas à sustentabilidade e à mensuração padronizada dos resultados obtidos com elas nas cooperativas de todo o país, levou a Unimed do Brasil a ser a única cooperativa brasileira convidada a ser membro do Sustainability Advisory Group - grupo consultivo de sustentabilidade da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), que se encontrou presencialmente nesta semana em Wisconsin, nos EUA.
O grupo é formado por cooperativas que se destacam na área de sustentabilidade e que freqüentemente discutem online assuntos de relevância para o setor, como mudanças climáticas, objetivos do desenvolvimento sustentável, entre outros. Cooperativas do Canadá, Itália, Japão, Quênia, Coreia e EUA também participaram da reunião, que pela primeira vez foi presencial.
Agenda com parâmetros
O diretor de Marketing e Desenvolvimento da Unimed do Brasil, Edevard José de Araujo, contribui diretamente com os estudos que buscam definir uma agenda com parâmetros a serem seguidos pelas cooperativas no que diz respeito ao tema.
Segundo Edevard, a idéia do encontro é conhecer os métodos utilizados pelas cooperativas que são referência no mundo para a gestão da sustentabilidade.
“Atualmente, o Sistema Unimed está presente em 84% do território brasileiro, por meio de 352 cooperativas, por isso, apresentamos a experiência positiva com o “Balanço Social” e o “Selo de Sustentabilidade”, ferramentas que criamos para padronizar, analisar e, portanto gerenciar ações no Sistema”, afirmou.
O executivo explica que em 2013, o Sistema Unimed investiu mais de R$ 66 milhões em projetos e ações junto às comunidades, em temas como saúde, alimentação, educação e capacitação profissional, projetos de cunho ambiental, cultura e lazer, e esporte. Ao todo, 22.661 instituições e mais de 5,5 milhões de pessoas foram beneficiadas.
Monitor Mercantil