Newsletter
Notícias

Bahia: Projeto beneficia 1,5 mil catadores de materiais recicláveis no Momo

19/02/2015

Cerca de 1,5 mil catadores de latinhas e outros materiais recicláveis estão trabalhando com segurança e garantindo um preço melhor por sua produção durante o Carnaval de Salvador. Por meio do Projeto EcoFolia Solidária, os trabalhadores têm garantida a venda da coleta por um preço justo, evitando atravessadores. Os catadores também recebem o kit-catador, que inclui dois conjuntos de farda, um par de luvas, botas e um protetor auricular, além de três refeições diárias. 
 
O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes, que junto com o secretário Geraldo Reis (SJDHDS), visitou o posto de coleta no Politema, avalia que o projeto é um estímulo ao trabalho decente.
 
“Este exemplo vem sendo implementado há 12 anos e tem uma importância muito grande. Precisamos fazer com que estes trabalhadores que sempre estiveram na invisibilidade sejam reconhecidos pela sociedade. O trabalho deles é tão importante quanto qualquer outro e precisa ser valorizado”, avalia.
 
Para o secretário da SJDHDS, Geraldo Reis, o projeto tem legitimidade por cuidar de um segmento social bastante vulnerável. “Não é uma mera filantropia, é uma política de construção de uma base para a economia popular, já que, além dos catadores, há as cooperativas de cozinheiras e costureiras, que fazem o almoço e os fardamentos distribuídos”.
 
O projeto conta com centrais de coleta no Politeama, na Barra, na Ladeira da Montanha e no 2 de Julho, cada uma equipada com computadores, balanças e prensas, oferecendo condições adequadas para o recebimento dos recicláveis e atendimento aos catadores. Os materiais recicláveis são triados, prensados e armazenados. Entre a noite de quinta-feira (12) e o domingo (15), foram coletados 40 toneladas de materiais recicláveis.

Setre , da redação em Salvador / Foto: Tadeu Paz

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.