Cooperativismo de crédito contribui para a inclusão financeira
05/11/2015

No início do Fórum de Cidadania Financeira as cooperativas de crédito brasileiras foram citadas como sendo importante para a inclusão financeira de muitos brasileiros. “As cooperativas de crédito, considerando sua capilaridade, têm importância fundamental no processo de bancarização e inclusão financeira no país”, afirmou o diretor de Relacionamento Institucional do Banco Central, Luiz Edson Feltrim (foto).
Atualmente, todos os municípios brasileiros contam com os serviços bancários, seja por um correspondente, vinculado aos bancos comerciais ou, ainda por uma cooperativa, destacou Feltrim. As cooperativas de crédito têm ampliado sua participação no mercado. Hoje o número de associados é cerca de 7,5 milhões. “E, aqui, reafirmamos o desafio lançado ao movimento cooperativista, pelo presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, de ampliar este número para 10 milhões de cooperados”, comenta Feltrim.
Cenário do cooperativismo de crédito nacional
O papel das cooperativas de crédito e promover o desenvolvimento econômico e assegurar o exercício da cidadania pela inclusão financeira, que é realizado com o trabalho de educação financeira com seus associados.
O Sistema Nacional de Crédito Cooperativo representa o quinto maior conglomerado financeiro do país.
O crescimento do ramo crédito nos últimos 10 anos, foi de 171%. Resultado que superou o crescimento de todos os outros sistemas bancários. Vale destacar que as cooperativas de crédito estão presentes em 95% das cidades brasileiras, sendo que em 450 delas, a única forma de inclusão financeira.
Dados do Banco Central de dezembro de 2014, no Brasil haviam 1.106 cooperativas com mais de 7,5 milhões de cooperados. Todo o sistema gera mais de 43 mil empregos diretos.
Redação EasyCoop com informações do site Brasil Cooperativo