Newsletter
Notícias

Cambuci recebe Centro Público de Direitos Humanos e Economia Solidária

09/11/2015

O prefeito Fernando Haddad inaugurou nesta sexta-feira (6) o Centro Público de Direitos Humanos e Economia Solidária e a Incubadora Pública de Empreendimentos Econômicos Solidários, no bairro do Cambuci, região central da cidade. O objetivo dos equipamentos é fortalecer a economia solidária como instrumento de desenvolvimento da cidade. O espaço reúne iniciativas que poderão ser estruturadas como cooperativas ou em rede para a comercialização de produtos, dando suporte técnico, jurídico, capacitação e financiamento por meio de microcrédito.
 
“Nós podemos mudar as relações de trabalho, inclusive dentro das empresas tradicionais, se nós ampliarmos o universo de cooperativados. As cooperativas têm muito a nos ensinar”, afirmou o prefeito Fernando Haddad. “Nós aqui do município de São Paulo estamos dispostos a contribuir para criar uma legislação local que permita alavancar novas cooperativas na cidade.”
 
Localizado na rua Otto de Alencar, nº 270, no Cambuci, o Centro Público de Direitos Humanos tem o objetivo de articular e potencializar as iniciativas de fomento à economia solidária, direitos humanos e trabalho decente no município. Neste local serão realizados eventos, oficinas, seminários e atividades culturais que fortaleçam a interlocução entre esses empreendimentos e a sociedade. Além disso, o espaço irá promover a inclusão social e profissional de grupos em situação de vulnerabilidade, em especial para a comunidade LGBT, população em situação de rua, mulheres, migrantes, imigrantes, jovens e idosos.
 
“Esse Centro de Economia Solidária poderá estimular e dar aulas sobre como formar as cooperativas para que as pessoas em situação de vulnerabilidade possam se fortalecer”, afirmou o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eduardo Suplicy.
 
No mesmo espaço, a Incubadora Pública irá contribuir com as ações do centro, estimulando a criação, consolidação e a expansão de grupos e iniciativas para a geração de trabalho e renda. Pautado pelos valores e princípios do cooperativismo e economia solidária, o espaço é destinado a fomentar processos de incubação, de apoio à organização, consolidação e sustentabilidade de empreendimentos econômicos solidários, por meio de capacitação técnica, tecnológica e profissional.
 
“A gente sabe o quanto é difícil chegar aqui. O quanto a gente tem que acreditar e mobilizar as pessoas para mostrar que é possível fazer diferente. Que é possível juntar as pessoas e organizá-las para o objetivo de dar oportunidade, qualidade de vida e política pública que ofereça melhores condições para a pessoa viver na cidade de São Paulo”, disse o secretário municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique.
 
O local reúne atividades elaboradas por grupos do Projeto Economia Solidária como Estratégia de Desenvolvimento, com mais de sete setores envolvendo costura, artesanato, cooperativismo social, ecoturismo, alimentação, resíduos sólidos e economia das culturas criativas. Além disso, o espaço oferece exposições dos produtos criados, workshops e oficinas, abertas ao público em geral.
 
“Nós estamos muito felizes porque este espaço vai realizar o sonho de vários empreendedores que querem crescer”, disse Maria de Lourdes Figueiredo, da Rede de Costura Solidária e da Associação do Jardim Conquista.
 
Durante a cerimônia de abertura, o secretário nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Previdência, Paul Singer, concedeu uma palestra sobre os Desafios e Perspectivas da Economia Solidária no Brasil. “A forma como foi dada a economia solidária é a maneira de construirmos plenamente a democracia”, disse.
 
“Com esse equipamento, com esse trabalho e a ação desta política, nós estamos reafirmando os valores que devem pautar os direitos humanos e as políticas públicas. Eu tenho certeza que essa parceria entre os Direitos Humanos e o trabalho será de extremo sucesso”, afirmou o secretário do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Rogério Sottili.
 
Também estiveram presentes na inauguração os secretários municipais Denise Dau (Políticas para Mulheres), Luciana Temer (Assistência e Desenvolvimento Social), Nabil Bonduki (Cultura), Simão Pedro (Serviços) e Benedito Mariano (Segurança Urbana).

Prefeitura de São Paulo / Foto: Heloisa Ballarini/SECOM

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.