Uberlândia recebe caminhão baú para atender agricultores familiares
01/12/2015

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda), entregou nesse sábado (28/11), em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, um caminhão baú isotérmico para transportar a produção da agricultura familiar que abastece escolas, creches, entidades sociais, abrigos, centros de recuperação e casas espíritas.
“Por causa do caminhão baú vamos conseguir inserir a alface na merenda escolar”, conta a agricultora familiar Flaviana Dias, do acampamento Emiliano Zapata, a 30 quilômetros do centro de Uberlândia. É a primeira vez que Uberlândia terá um veículo padronizado para atender este segmento da agricultura, beneficiando 290 famílias de 21 assentamos da reforma agrária.
Segundo Flaviana Dias, o equipamento é fundamental para melhorar a qualidade dos alimentos, já que as hortaliças são perecíveis e precisam se manter frescas. “Hoje a prefeitura não compra nossa alface por causa do problema de logística”, completa a agricultora.
A cerimônia de entrega das chaves do caminhão baú, com capacidade de transportar 4,5 toneladas, foi realizada no assentamento Dom José Mauro, com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Glenio Martins, do prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, lideranças políticas e mais de 150 agricultores familiares.
Além de assinar o termo de cessão do veículo, as autoridades entregaram calcário para a melhoria do solo nos assentamentos. O prefeito Gilmar Machado também anunciou a entrega de mata-burros para ajudar no escoamento da produção na zona rural.
Para Machado a entrega do caminhão baú faz parte da política municipal de fortalecimento da agricultura familiar. “Vamos continuar investindo no desenvolvimento agrário”, diz.
O secretário Glenio Martins destaca que, em que pesem as dificuldades econômicas, “estamos fazendo esforço para ampliar o crédito na agricultura familiar”.
“Nunca na história os recursos federais foram tão bem aplicados para assistência técnica, pesquisa, acesso à terra, aquisição de equipamentos. Vamos trabalhar para cada vez mais profissionalizar o segmento. Esse nosso esforço para produzir e comercializar tem que ser permanente”, diz.
Acesso ampliado
A presidente da Associação do Assentamento Dom José Mauro, Luciene Nogueira, diz que cerca de 700 pessoas da comunidade rural poderão ser beneficiadas com o veículo. Das 200 famílias que ocupam a área de mais de 4 mil hectares, apenas 25 famílias fornecem para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e para o PMAE, versão municipal do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
“Com o caminhão a tendência é aumentar o número de famílias participantes dos programas porque vai incentivar a produção e o fornecimento para a prefeitura de Uberlândia. Hoje o frete é muito caro e não compensa”, afirma Luciene Nogueira.
Segundo a Prefeitura de Uberlândia, apenas o programa de alimentação escolar movimentou ano passado quase meio milhão de toneladas de hortifrútis, beneficiando 136 escolas municipais. São mais de 25 itens que vão de cheio verde a berinjela e maracujá.
No sistema atual, os agricultores familiares descarregam na Central de Abastecimento da Agricultura Familiar (CAAF), que movimenta semanalmente de 35 a 40 toneladas de alimentos. Com o caminhão bau isotérmico será possível agilizar o processo de recebimento e distribuição dos hortifrútis.
Destaque
Para ter direito ao veículo, um dos critérios é o município participar do PAA e do PNAE. Outro requisito é possuir uma central de recebimento e distribuição. Uberlândia, além de enquadrar nos critérios estabelecidos, possui números expressivos de execução dos programas. Até setembro deste ano, o município do Triângulo Mineiro já investiu mais de R$ 1,5 milhão para aquisição de alimentos da Agricultura Familiar.
Do Campo à Mesa
O caminhão baú é fruto de parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Até o próximo ano, a expectativa é que mais 37 caminhões com baú isotérmico sejam cedidos aos municípios polos. O investimento total é de cerca de R$ 4 milhões.
O contrato com as fabricantes já foi assinado e publicado no Minas Gerais – Diário Oficial do Estado, conforme prevê edital lançado pelo MDS, responsável pelo repasse dos recursos. O objetivo é modernização das centrais de comercialização da Agricultura Familiar e apoio à logística de distribuição.
A iniciativa faz parte do programa estadual Do Campo à Mesa, que tem como um dos objetivos ampliar a participação da agricultura familiar nos diferentes mercados consumidores, com ênfase nos mercados institucionais públicos (escolas, hospitais, creches, asilos, entre outros).
Também participaram da solenidade em Uberlândia os vereadores Ismael Costa e Silésio Miranda, o deputado federal Reginaldo Lopes, representando a Câmara dos Deputados, o subsecretário de Acesso à Terra e Regularização Fundiária, Danilo Araújo, secretário municipal de Agropecuária e Abastecimento, Murilo Ferreira, o diretor técnico da Emater-MG, João D’angelis, os membros do Fórum da Reforma Agrária, Robinson Guedes (Bob) e Creiciane Wellingta.
Agência Minas Gerais / Foto: Nilse Martins/SECOM/PMU