Newsletter
Notícias

Cooperativa fornece sementes

21/03/2016

A Cooperativa Agrícola “Sementes do Planalto” fornece, a partir do próximo mês, produtos às suas congéneres do Cuanza Sul, Uíge, Malanje, Benguela e Luanda, no âmbito da campanha de expansão do projecto de multiplicação de sementes de milho, feijão e soja por todo o país.

O presidente da Cooperativa “Sementes do Planalto”, Francisco Vendas, disse ao Jornal de Angola que o processo de implementação de políticas de extensão rural da sua organização tem como objectivo primordial contribuir para a produção de alimentos em grande escala em todo o país e, por via disso, para o processo de diversificação da economia.

“Pretendemos cooperar com o Governo na implementação de políticas de extensão rural por todo o país. Daí o processo de união com as cooperativas do norte do país, sendo certo que nos próximos tempos iremos estender esta pareceria com as cooperativas da zona sudoeste e do litoral”, disse.

Francisco Venda afirmou que a Cooperativa Sementes do Planalto, que engloba camponeses das províncias do Huambo e Bié, pretende implementar, no segundo semestre do ano em curso, um novo projecto de multiplicação de sementes de boa qualidade nas regiões do Bailundo, Chicala Choloanga e Andulo.

O projecto visa suportar a procura que se verifica em relação aos seus produtos por parte de muitas cooperativas e famílias camponesas das zonas norte e sul do país. “Há uma procura enorme das nossas sementes por parte de cooperativas e agricultores independentes e tal facto deixa-nos bastante orgulhosos.”

Francisco Venda anunciou que, dado o sucesso do projecto de multiplicação de sementes de boa qualidade, a sua associação prevê criar núcleos de multiplicadores nos onze municípios que compõem a circunscrição administrativa da província do Huambo, bem como postos de revenda nas províncias de Luanda, Benguela e Uíge.   A Cooperativa “Sementes do Planalto” é uma organização de produção de sementes de qualidade das províncias do Huambo e Bié, cujo projecto tem apoio do Governo de Angola e da Organização Não Governamental espanhola CODESPA, sendo que entre as suas prioridades, a melhoria e afirmação na produção de sementes de qualidade é o grande objectivo para os próximos cinco anos.

Jornal de Angola

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.