Newsletter
Notícias

Projeto ensina noções básicas de cooperativismo para alunos

07/04/2016

Na cidade de Cataguases (MG), a escola Municipal Enedina Prata recebeu o projeto Cooperarte, idealizado e realizado pelo Sicoob Coopemata.

O projeto conta com duas peças teatrais que tem os temas voltados para o cooperativismo, planejamento e organização através de metas. As apresentações aconteceram na quadra poliesportiva da escola nos períodos da manhã e tarde e 113 alunos do 1º ao 5º ano assistiram as apresentações.

Rosemery Prata, supervisora escolar, comenta que a iniciativa foi muito bem-vinda e contribui muito para a vida escolar dos alunos. “Esses temas são muito importantes para a integração geral de alunos com professores, até dos alunos uns com os outros. É um ajudando ao outro, de forma organizada, para aprender e crescer", falou a supervisora.

O Projeto Cooperarte é idealizado pela Sicoob Coopemata e tem como objetivo disseminar o conhecimento e a informação sobre educação cooperativa e financeira para crianças e jovens por meio da arte cênica levando informação e diversão para as escolas municipais.

"Queremos sensibilizar crianças e jovens para os benefícios da prática da cooperação. Permitir aos participantes refletirem sobre ações cotidianas de (re) educação financeira, principalmente no âmbito do orçamento familiar; difundir os princípios e valores cooperativistas e oportunizar momentos de lazer e diversão aos participantes", explicou Gleice Morais, analista de desenvolvimento cooperativista.

As peças

A primeira peça apresentada chama-se: “A hora do bolo crescer”. Ela conta a história de cinco crianças que se divertem na hora do recreio reproduzindo cenas do cotidiano da vida adulta. A brincadeira vira festa quando resolvem contribuir com boas ideias para que Das Mercês consiga vender mais bolos. Cada um contribui ao seu modo, de acordo com suas competências e habilidades, para a fabricação e venda dos bolos. Hulck se recusa a participar, não vê vantagens no trabalho coletivo. No final, todos que trabalharam coletivamente para o resultado foram beneficiados, exceto Hulck, que ao perceber as vantagens do trabalho em equipe ficou arrependido por não ter participado da "brincadeira".

A segunda apresentação, "Pequenos conselhos, Grandes negócios", conta a rotina de duas irmãs muito amigas, mas que pensam e agem de maneira muito diferente. Ambas estão prestes a se casar e recebem uma carta de seus avós com aquilo de melhor que eles poderiam deixar para as netas (no caso o "conselho mágico" para atingir os sonhos). Cada uma dá um tratamento diferente a esta carta e os resultados são contrastados ao longo da trama. Laurinda tem um perfil de gastadeira e valoriza as coisas supérfluas da vida, já Semíramis é mais controlada e busca realizar seus sonhos por meio de atitudes mais planejadas.

Escolas interessadas

As escolar que tiverem interesse nas apresentações do Projeto Cooperarte podem entrar em contato com o Sicoob Coopermata com a Analista de Desenvolvimento Cooperativista, Gleice Morais. Não há custos para as escolas, mas as interessadas mas as interessadas precisam dispor de local adequado para abrigar os alunos que vão assistir à peça, como por exemplo uma quadra poliesportiva coberta. Será disponibilizada somente uma peça teatral para cada escola, acrescentou Gleice. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 3421-4313 ou pelo e-mail [email protected].
 

Redação EasyCOOP com informações do Site do Marcelo Lopes

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.