Rio Claro inaugura Recinto Feiral de Economia Solidária
11/05/2016
Centenas de pessoas passaram pelo Recinto Feiral de Economia Solidária, inaugurado sábado (07) pela Prefeitura de Rio Claro, por meio do Programa Municipal de Economia Solidária da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Unesp.
O Recinto Feiral funciona aos sábados, das 9 às 15 horas, na rotatória da Rua 3-A com Avenida 50-A, no Jardim América. Os materiais expostos vão de artesanato a produtos alimentícios.
O objetivo é proporcionar espaço de comercialização e consumo de produtos e serviços, pautados nos princípios da economia solidária, valorizando o trabalho desenvolvido por empreendimentos econômicos solidários de Rio Claro.
O prefeito Du Altimari destacou a parceria da prefeitura com a Unesp na implantação do projeto, desejou sucesso aos empreendedores e lembrou que serão eles os responsáveis pelo funcionamento e sucesso do recinto.
“Temos de agradecer a todos que se empenharam para que tivéssemos este novo espaço, um antigo sonho”, disse Nadir Shenki, em nome dos empreendedores de economia solidária.
Valdimir dos Santos, da Cooperviva, destacou que a implantação do Recinto Feiral demonstra o reconhecimento da administração municipal à economia solidária.
O professor José Alexandre Perinoto, da Unesp, ressaltou que o recinto é uma concretização da parceria entre academia, poder público e sociedade civil.
A secretária Luci Ferreira disse estar “emocionada em ver trabalho que saiu do papel, com muita luta e união”.
O vereador Júlio Lopes lembrou que local onde foi instalado o Recinto Feiral passou por ampliação no ano de 2010, o que permitiu “melhorar a mobilidade na região e, agora, abrir espaço para este evento”. A vereadora Maria do Carmo Guilherme levantou a possibilidade de aprovar lei na Câmara Municipal para efetivar o espaço para os empreendedores da economia solidária.
Da inauguração também participaram o secretário municipal de Negócios Jurídicos, Gustavo Perissinotto, e a presidente do Fundo Social, Rosana Altimari.
Trabalhadores informais interessados em participar das próximas feiras podem procurar o Centro Público de Economia Solidária das 7h30 às 16 horas, onde podem passar por capacitações e inscrever-se para a atividade, desde que tenham o trabalho aprovado pelo Conselho Municipal de Economia Solidária (Comes). O Centro Público de Economia Solidária é localizado à Rua 10, entre Avenidas 28 e 30, no prédio da antiga Unesp Santana. Mais informações podem também ser obtidas pelos telefones 3524-3054 ou 3523-4623.
Maria do Carmo Baldim passou para conhecer a feira. “Estou adorando todos os produtos, é tudo muito bonito e bem feito. Já comprei algumas coisas para mim e outras para presentear. Gosto muito de crochê e já encomendei algumas peças para o próximo sábado”, afirmou.
Redação Canal Rio Claro