Notícias
Idealizador e fundador do Sistema Unimed morre aos 86 anos
10/06/2016
Com profunda tristeza, a Unimed do Brasil comunica o falecimento de Edmundo Castilho, idealizador e um dos fundadores do Sistema Unimed. Ginecologista e obstetra, Castilho morreu, ontem, quinta-feira (9), aos 86 anos. O sepultamento foi realizado hoje no Cemitério Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos (SP).
Motivado pelo desejo de defender a dignidade da profissão médica e o direito dos pacientes de receber um atendimento de saúde de qualidade, Edmundo se uniu a outros 22 médicos para fundar a União dos Médicos – Unimed, em Santos, no dia 18 de dezembro de 1967. Ele presidiu a primeira operadora do Sistema Unimed, a Unimed Santos. E também foi presidente da Unimed do Brasil de 1975 – ano de fundação da cooperativa responsável por representar institucionalmente o Sistema Unimed – até 2001. Como legado, Castilho deixa o maior sistema cooperativista de saúde do mundo, considerado também a maior rede de assistência médica do Brasil.
“A união do cooperativismo com a prática da medicina foi essencial para propiciar uma revolução no que era praticado até então, no próprio relacionamento entre médico e paciente e no modo como o setor era administrado. Somente um verdadeiro visionário poderia estruturar tal conjunção e promover o crescimento desse modelo, tornando a palavra Unimed sinônimo de medicina no Brasil”, lamentou Eudes de Freitas Aquino, atual presidente da Unimed do Brasil.
Unimed do Brasil - S2Publicom