Barra Mansa inicia coleta seletiva domiciliar

13/05/2010

A prefeitura de Barra Mansa, através do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), em parceria com a Coopcat (Cooperativa Mista de Catadores de Materiais Recicláveis de Barra Mansa) iniciou na terça-feira a coleta de material reciclado a domicílio, ação que faz parte do Projeto "Porta a Porta". Os bairros atendidos nesta terça-feira foram Santa Rosa, Parque Independência e Vila Orlandélia. Ontem, a coleta ocorreu nos bairros Piteiras, Boa Sorte e São Luiz.


Segundo Sérgio Antonio da Silva, engenheiro responsável pelo programa de coleta seletiva do Saae, a principio foram selecionados 42 bairros para receber o projeto.


- Durante a semana passamos nas casas em bairros pré-determinados e realizamos um trabalho de conscientização com os moradores, quando fornecemos todas as informações necessárias para coleta de material reciclável, como a separação entre o que é e que não é reciclável. Também fornecemos um imã de geladeira, onde a pessoa poderá marcar a data na qual a coleta ocorrerá no bairro. A intenção é que de agora em diante o recolhimento dos materiais recicláveis aconteça sempre. Porém, gostaria de frisar que as pessoas devem colocar materiais como garrafas, latas de bebidas e refrigerantes, frascos vazios, sacolas plásticas, brinquedos, etc, fora de casa, para que possamos efetuar a coleta - explicou o coordenador.


De acordo com Rita Cristina Moreira, diretora administrativa da Coopcat, a implantação da coleta seletiva no município vem sendo planejada há algum tempo. - Isso tudo ocorreu por conta de um contrato que fechamos entre a cooperativa, prefeitura e as associações Abipla (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins) e Abihpec (Associação Brasileira de Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).


A Coopcat se comprometeu em coletar uma meta de 200 toneladas de materiais recicláveis, enquanto as associações forneceriam os equipamentos necessários para a coleta e separação do material. A prefeitura de Barra Mansa ficou responsável pelo transporte desse material para a cooperativa. A realização dessa parceria já mostrou resultados, pois com o aumento de material, há o aumento de renda e a criação de novos empregos - apontou a diretora.

Diário do Vale

comments powered by Disqus