Alunos de escola municipal criam e recriam em oficina de reciclagem

21/01/2011

100 Estudantes da Escola Estadual Dom Otávio Barbosa Aguiar, do Benedito Bentes I, aprenderam na ultima quinta-feira (20) a criar e recriar objetos a partir de produtos descartados no lixo. A iniciativa de reciclagem partiu por meio de uma oficina lúdica, desenvolvida por professores da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum).

De acordo com a diretora da escola, Sandra Vieira, os alunos aprenderam novos conceitos sobre preservação ambiental e a coleta seletiva. O trabalho que conta com a participação efetiva dos jovens, conscientiza para um cuidado com o meio ambiente. Um dos produtos confeccionado pelos alunos foram banquinhos feitos com garrafas pet e espuma. "Isso é muito importante para eles, porque conseguem ampliar o aprendizado sobre o meio ambiente. Como esse tema já vem sendo abordado em sala de aula, acredito que vai apresentar, na prática o que eles podem fazer com os materiais", disse a diretora.

A proposta do trabalho é que os adolescentes entre 11 e 15 anos, se tornem multiplicadores da reciclagem dentro das unidades escolares e em suas casas junto às suas famílias. O material utilizado na confecção das peças é feito por catadores ligados à Cooperativa de Limpeza Urbana de Maceió (Coopslum), que preaticam a coleta seletiva.

A equipe é formada por ex-catadores do lixão, que trabalhavam no bairro no Sitio São Jorge, na cidade de Maceió. "Nosso foco está na questão ambiental, à oficina é um primeiro passo, mas eles podem ir além e criar outros produtos e até descobrir como gerar renda”, ressaltou a instrutora do projeto Cicera Cirilo. 

Ariana Rufino-colaboradora

comments powered by Disqus