O pensamento coletivo pode mudar a realidade das escolas públicas
17/10/2014
Com o objetivo de conscientizar os professores do poder que eles têm para fazer a diferença nas escolas, a consultora pedagógica Maria Denise Crespo Nunes ministrou, no dia 14 de outubro, a palestra “Escola Cooperativa – uma construção coletiva” para os educadores da Escola de Educação Básica Santos Dumont, em Blumenau, instituição parceria da Cooper (Cooperativa de Produção e Abastecimento do Vale do Itajaí) no programa Cooperjovem.
O evento organizado pela Cooperativa envolveu professores do ensino fundamental e do ensino médio, para marcar o Dia do Professor. “Esta foi a forma que encontramos para marcar a data, valorizando a profissão, demonstrando para os próprios educadores que, por mais complexa e desafiadora que seja a sua profissão, são eles que orientam as crianças e adolescentes para o caminho do conhecimento”, comenta a assistente de marketing da Cooper, Thaís Cristina Grahl Weege.
O Cooperjovem trabalha com a disseminação da cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo, por meio de atividades educativas em escolas públicas e cooperativas educacionais de todo o Brasil. O programa, do Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), reforça o quinto e o sétimo princípios do cooperativismo, almejando que a cooperação, base do sistema cooperativista, seja experimentada durante os processos de ensino-aprendizagem.
O tema da palestra foi escolhido de acordo com as demandas levantadas pelos educadores por meio de uma pesquisa na escola com os professores, os alunos e os pais. De acordo com a diretora da escola, Mara Rúbia Larroyed, a pesquisa detectou que falta maior interatividade dos pais com a escola e as atividades dos alunos. E, por isso, é necessário que a escola fomente ações com o objetivo de envolvê-los nas atividades dos filhos.
Maria Denise afirma que a principal mudança de paradigma que se deve ter hoje é a forma de encarar a escola. “Os alunos e os pais não devem vê-la apenas como um local de aprendizagem regular, mas como uma forma de se comunicar com o outro”, diz.
De acordo com a palestrante, é necessário fazer uma grande reflexão coletiva sobre a importância dos professores, da escola, suas responsabilidades e os desafios.
Há três anos a Escola Santos Dumont faz parte do programa Cooperjovem e a coordenadora do projeto no educandário, Laudicéia Lene de Freitas Barbosa, conta que já houve muitos avanços. “Uma das principais mudanças que percebemos é que aprendemos a pensar coletivamente e aos poucos os pais estão visitando mais a escola”, conta.
Em Santa Catarina o programa tem parceria com 23 cooperativas em 76 escolas da rede de ensino público, beneficiando mais de 500 professores e 18 mil alunos da educação infantil e do ensino fundamental em 43 municípios. Na Escola Santos Dumont são cerca de 1.700 alunos.
New Age Comunicação