Catadores de material reciclável obtêm renda a partir da coleta seletiva em Guarulhos
31/08/2011
Com o objetivo promover a inclusão social dos catadores de materiais recicláveis, o Programa de Coleta Seletiva Solidária da Prefeitura de Guarulhos (Grande São Paulo) conta atualmente 84 catadores em atividade no núcleo Taboão, onde funciona a cooperativa Coop Reciclável.
O programa tem como principal objetivo a geração de renda dos trabalhadores, mas também ajuda a sensibilizar a comunidade para a questão do desperdício de recursos naturais.
A cooperativa está estruturada com o galpão de triagem e os equipamentos e caminhões de coleta.
Além disso, os catadores também realizam a coleta dos resíduos recicláveis secos pelo “circuito porta a porta”, passando de casa em casa em nove bairros da cidade.
“O trabalho da cooperativa é importante porque proporciona a ampliação da coleta seletiva no município, garantindo a inclusão social com geração de renda aos catadores.
Sem falar na melhoria de qualidade de vida da população, com a preservação do meio ambiente”, afirma Maria Helena Ribeiro, Secretária de Serviços Públicos da Prefeitura de Guarulhos.
A catadora Jucileia de Souza Silva é uma das beneficiadas pelo programa.
“O trabalho me deu a oportunidade de ter uma renda digna e fazer minhas contribuições ao INSS para garantir um futuro melhor.
Isso mexeu com minha autoestima.
Estou aprendendo a conviver melhor com outras pessoas e a dar minhas opiniões. Até realizei meu sonho de voltar a estudar”, diz ela.
Hoje o material reciclável também pode ser entregue pelos moradores aos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).
Os PEVs estão distribuídos por 15 pontos da cidade e servem para receber entulhos de construção civil, materiais volumosos (móveis velhos, sofás etc), podas de árvores e materiais recicláveis de todos os tipos.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h45 ás 16h15.
Aos sábados, das 9h às 16h15. Aos domingos e feriados não funcionam.
Ex-Libris Comunicação Integrada