Newsletter
Notícias

Waldemir Moka anuncia 2012 como Ano Internacional das Cooperativas

16/12/2011

O senador Waldemir Moka (PMDB-MS) registrou em Plenário nesta quinta-feira (15) o lançamento do Ano Internacional das Cooperativas, em 2012, em solenidade promovida pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). O senador, que é vice-presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), agradeceu a presença de representantes do cooperativismo e de mais de 30 parlamentares, entre senadores e deputados, ao evento realizado na quarta.


Moka disse considerar que a data é uma forma de fortalecer o cooperativismo. Em sua avaliação, o setor conquistou importantes resultados ao longo de 2011, como a aprovação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 1/2010, que estabelece regras de licenciamento ambiental, definindo as competências da União, dos estados e dos municípios. A proposta foi sancionada na semana passada pela presidente Dilma Rousseff. Para o senador, o projeto diminuirá a burocracia na liberação das licenças e melhorará a fiscalização das obras.


- Eu acho que houve um avanço muito grande, diminuímos a burocracia. Se for uma coisa pequena e houver um organismo ambiental no município, o próprio organismo licencia e fiscaliza. Se houver alguma coisa errada, multa. Mas, se é uma obra de grande porte, uma usina, aí, a fiscalização é do órgão federal – explicou o senador, ressaltando que existem hoje cerca de 30 milhões de cooperativas associadas à OCB.


Outra proposta considerada importante pelo senador é o Projeto de Lei do Senado (PLS) 40/2011, que dá acesso às cooperativas de crédito aos benefícios do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).


Waldemir Moka destacou também a realização do 3º Seminário da Frente Parlamentar do Cooperativismo, em setembro deste ano no Senado, que teve como foco as cooperativas agrícolas. O senador ressaltou que a ONU tem defendido a atuação das cooperativas agropecuárias como alternativa para a redução da fome no mundo. Segundo ele, as cooperativas são instrumentos para, no capitalismo atual, gerar riqueza, mas também distribuí-la de forma igualitária.


Pesar


O senador registrou ainda pesar pela morte, na semana passada, do ex-deputado federal Nelson Trad, seu amigo e aliado político. Ele era pai do deputado federal Fábio Trad (PMDB-MS), do prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB-MS), e do deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB-MS).

Agencia Senado / Foto: Luiz Alves - Agência Senado

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.