Newsletter
Notícias

Iniciada estação para tratar óleo

16/12/2011

A Usina de Biodiesel de Quixadá poderá contar agora com mais matéria-prima para a produção de combustível. Ontem, foi inaugurada em Fortaleza a Estação de Tratamento Primário de Óleo e Gorduras Residuais (OGR), uma parceria da Petrobras Biocombustíveis com a Rede de Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis do Estado do Ceará, que congrega mais de 400 famílias.


Na unidade, uma máquina ficará responsável por filtrar o óleo coletado pelos trabalhadores em toda a Capital. Eles venderão o resíduo, apanhado em restaurantes, hotéis e residências da cidade, por cerca de R$ 0,40 à Rede, de acordo com o gerente de Suprimento da Usina de Biodiesel de Quixadá, Silvano Cavalcante. Depois disso, a Petrobras compra o material purificado, que é enviado à Quixadá para produzir biodiesel.


"Com isso, você deixa de poluir o meio ambiente, agrega valor, transforma em biodiesel e dá renda e emprego aos catadores", destaca Cavalcante.


Descarte irregular


De fato, a Estação será mais uma alternativa ao descarte correto do óleo de cozinha. Levantamento encomendado pela Cagece e realizado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) estimou que, só na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), são descartados de forma incorreta, anualmente, cerca de 52 milhões de litros de óleo.


A estação, que recebeu investimento de R$ 36,5 mil, ainda está muito longe de processar tal quantidade, mas é um primeiro passo. Por mês, a capacidade de filtragem da unidade é de 30 mil litros, somando-se a outros 30 mil gerados por outra cooperativa, em Quixadá.


De acordo com Silvano Cavalcante, o Governo do Estado deve instalar mais sete estações do tipo no Ceará, sendo quatro na Capital e três no Interior. A implantação da unidade faz parte de convênio firmado em 2010 entre a Petrobras e a Rede.


Aporte


36,5 Mil reais foi o valor investido pela Petrobras Biocombustíveis para a instalação da Estação de Tratamento de Óleo

Diário do Nordeste / Foto: WALESKA SANTIAGO

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.