Newsletter
Notícias

Paraná: Parceria garante coleta de óleo usado

03/02/2012

A prefeitura de Ivaiporã vai assinar nos próximos dias um termo de parceria com a SOS Óleo Vegetal e a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Ivaiporã (Copemari) para dar início a coleta de óleo de cozinha na cidade. A empresa e a cooperativa vão dividir os trabalhos de recolhimento e destinação correta do material. O projeto tem como objetivo evitar a poluição e gerar renda para várias instituições ligadas à área no município.


O diretor de Meio Ambiente, Elias Cruz Leão, destaca que o descarte do óleo gera um efeito danoso ao meio ambiente. Quando jogado diretamente no ralo da pia ou no lixo, polui córregos, riachos, rios e o solo, além de danificar o encanamento das residências e encarecer o tratamento da água em até 35%.


A SOS vai remunerar as associações parceiras para a coleta do material. O secretário de meio ambiente explica que os pontos de coletas serão nas escolas municipais, estaduais, igrejas, supermercados, mercados de bairro e faculdades, dentre outros. “O mais importante é que essa parceria além de solucionar um problema ambiental vai agregar renda aos cooperados da Copemari e as escolas através das associações de Pais e Mestres”.


O empresário idealizador do projeto, Gilson Renato Tschá, relata que o funcionamento é simples, serão deixados tonéis de 30, 50 ou 80 litros nos estabelecimentos participantes do projeto. Quando estiverem cheios, representantes da SOS recolhem e levam o óleo para a sede da Coopemari. “Nas residências o óleo deverá ser acondicionado em garrafas pet, quando estas estiverem completas deverão ser levadas aos ecopontos que estarão identificados com a logomarca do SOS”, explica Tschá. O óleo recolhido será reciclado por uma usina de biodiesel.

TNOnline

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.