Newsletter
Artigos

Cooperativismo e solidariedade: ações que prosperam

Sempre dedicados às causas sociais e com grande destaque entre as entidades gaúchas atuantes no terceiro setor, nós do Instituto Unicred RS, que é o braço social da Unicred RS, temos como finalidade específica fomentar projetos de relevância, impacto e mérito e que sejam implantados em conjunto com as cooperativas singulares e parceiros, promovendo a prosperidade nas comunidades de atuação do Sistema Unicred. E seguindo nossos valores de cooperação, ética, transparência, equidade, gestão democrática e responsabilidade social, celebramos ao encerramento do primeiro semestre deste ano, significativas entregas do Instituto para nossa comunidade em diversos pontos do Estado.

Como uma instituição bastante jovem, com menos de cinco anos de atuação, começamos o ano reforçando nosso compromisso com o combate à pandemia. Enquanto enfrentamos novas crises, ampliamos a divulgação de nossa campanha “Coopera Contra o Vírus” e conquistamos mais de R$ 81 mil, que foram doados para oito hospitais de diferentes regiões. Também tivemos a alegria, como aliados com o Movimento Solidário e Voluntário Brothers in Arms, de apoiar o lançamento do livro “Diário de uma Pandemia: os primeiros 200 dias de vigília em prol da vida de todos nós”.

2021 foi um ano que já nasceu com a esperança por mudanças, então foi muito importante para nós conquistarmos a certificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), emitida pelo Ministério da Justiça. A partir dela, se tornou possível ampliar ainda mais nossa atuação, sempre alicerçados nos valores do cooperativismo e no auxílio ao próximo. Também continuamente atentos para as questões da sustentabilidade, ampliamos nosso compromisso com as comunidades nas quais estamos inseridos e a preocupação com nosso meio ambiente no projeto “50 Tons de Verde”. A iniciativa teve a finalidade de contribuir com melhorias no Arboreto do Alto Uruguai, localizado na área rural do município de Barão de Cotegipe, considerado o terceiro maior do Sul do país em espécies introduzidas, segundo dados da Embrapa Floresta.

Igualmente compromissado com a educação financeira, especialmente para as novas gerações, o Instituto Unicred RS se prepara para lançar ainda em julho o Unipoupe Online, programa desenvolvido para ensinar sobre finanças aos jovens de 14 a 20 anos em sete municípios gaúchos e na cidade de Campo Grande (MS). A partir dele, será multiplicado os conhecimentos em educação financeira, que serão repassados para jovens pelos próprios colaboradores da Unicred.

Somos uma organização que promove a transformação social a partir da nossa crença na filosofia cooperativista e no propósito de criar um mundo de prosperidade sem perdedores. E a partir destas e de outras iniciativas, além de muitas que estão por vir, nós do Instituto Unicred RS temos o prazer em reforçar nosso compromisso social, que não para de crescer.

Paulo Abreu Barcellos

Presidente do Instituto Unicred RS