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Buscando a humanização estratégica nas Cooperativas

Acredito sempre que para a melhoria e maior competitividade de uma empresa, ela necessita de pessoas mais preparadas e com novos conhecimentos. Dentro disso, as organizações mais humanizadas têm como estratégia orientar sua gestão por paixão e propósito e não apenas por resultados financeiros. Elas buscam o lucro em sintonia como todos os seus públicos de interesses (stakeholders): clientes, investidores, colaboradores, parceiros, comunidades e sociedade de forma geral.

Essas empresas humanizadas agem de forma positiva. De forma geral, têm sido aquelas que perceberam que ao focar nos pontos fortes as tornam melhores do que apenas apontar os seus erros e fraquezas. Mesmo as organizações com intensa tecnologia, todas elas antes de tudo, são formadas por pessoas.

Dentro disso, a empresa humanizada precisa desenvolver sua comunicação baseando-se em conceitos atuais como a psicologia positiva, que busca evidenciar os pontos fortes de cada ser humano propondo tornar a vida de cada pessoa mais gratificante e com propósitos.

Aqui nesse ponto, acho fundamental esse conceito para todas as Cooperativas, devido à extrema competitividade que vivem e a busca por processos que diminuam os custos operacionais continuamente; focar no ser humano, de certa forma, é inverter a lógica, ou melhor, buscar um diferencial em que mostrar as qualidades é mais importante do que somente apontar os erros e defeitos.

Esses princípios, da empresa mais humanizada, quando aplicados nas organizações despertam para o melhor dela e dos seus colaboradores. Assim, tanto a empresa quanto os seus colaboradores têm suas qualidades evidenciadas, o que aumenta a percepção da qualidade tornando todos mais produtivos e engajados.

O bem-estar do funcionário, quando ativado corretamente pela comunicação positiva, não se restringe apenas à execução de tarefas. Um colaborador que se sente reconhecido terá um melhor relacionamento interpessoal, sendo mais autoconfiante em seus serviços e consequentemente trazendo mais resultados para a empresa.

Assim, todas as organizações, inclusive as Cooperativas. para melhorar os resultados precisam necessariamente desenvolverem as pessoas nas suas posições de trabalho. E a comunicação positiva mostra que é possível olhar os problemas do dia a dia, dando aos gestores e equipes a chance de novas soluções, beneficiando a vida de todos os envolvidos.

Prof. Rogério Stival Morgado

professor universitário com doutorado pela Escola Politécnica da USP, mestrado em Comunicação também pela USP, especializações em Administração e Marketing no Brasil e exterior

 

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