A proposta desse artigo é analisar o marketing buscando melhor compreendê-lo para aplicá-lo visando um desempenho superior para a toda e qualquer empresa, inclusive aquelas em cooperativas brasileiras. O marketing nasceu e se desenvolveu junto com a sociedade industrial, sofisticou-se com o tempo e é de suma importância atualmente. É uma área de estudo relativamente nova estando em aprimoramento contínuo, principalmente, nos últimos tempos.
Em sua formação contou com importantes contribuições de áreas como economia, psicologia e sociologia. Atualmente, ele envolve a integração de conceitos multidisciplinares, da administração, da comunicação; e com grandes influências da tecnologia, elementos sociais e da gestão de negócios.
O marketing atual deve envolver a relação de uma organização com todos os seus públicos de interesse, cuidar de assuntos relacionados à marca, aos produtos e ao mercado. Nessa perspectiva, o marketing eficaz deve buscar envolver em suas ações os funcionários, os distribuidores, os fornecedores e principalmente os clientes da empresa.
Para todas as empresas, o marketing está relacionado diretamente à necessidade de agregar valor aos produtos. Aliado a isso, desenvolver ações orientadas pelo mercado, tendo claramente definidos os desejos e necessidades dos clientes. O aspecto mais conhecido do marketing é a comunicação, incluindo ferramentas variadas; entretanto, todas devem gerar resultados e principalmente vendas.
O marketing tem sido definido de várias maneiras, por diferentes autores. Em geral, eles trabalham com a ideia central de marketing como a atividade destinada a satisfazer necessidades e desejos através de um processo de troca. O surgimento deste conceito se deu principalmente nos últimos tempos com aumento da complexidade e competitividade entre os vários setores e empresas.
Nestes períodos de transformações cada vez mais rápidas, duas grandes forças devem ser analisadas sempre pelo marketing, sendo a primeira a globalização da economia e as novas concorrências decorrentes disso. E a outra força neste contexto são as intensas mudanças tecnológicas que afetam e influenciam a relação da empresa com o mercado.
Assim, o marketing deve desenvolver processos que vão muito além das atividades tradicionalmente delimitadas como um departamento específico. A prática profissional do marketing deve-se disseminar por toda a empresa fazendo parte do dia a dia, através de comunicação: folhetos, anúncios, site; políticas diferenciadas de preço, atendimento e produtos de qualidade; etc... visando uma melhoria contínua com foco no cliente no desempenho de toda a organização. As cooperativas brasileiras cada vez mais deverão ajudar com o marketing seus cooperados.