Newsletter
Artigos

Frente as incertezas - desenvolva alicerces baseados em pessoas e lideranças na gestão

A incerteza no ambiente de negócios ao mesmo tempo que se configura como uma ameaça para a sobrevivência de uma empresa, também, poderá ser encarada como uma chance de renovação e oportunidades de crescimento. Dentro desse assunto, lembro que diferentes abordagens sobre o termo “incerteza” proliferam nos diversos campos do conhecimento científico como a filosofia, a comunicação, a biologia e até na informática.

Na literatura econômica, é possível encontramos algumas das abordagens mais importantes e reconhecidas desse conceito para a área de negócios e gestão.

Quero aqui fazer uma colocação para área das Cooperativas brasileiras que, embora as incertezas sejam desafiantes para a gestão, o resultado é de certa forma gerado por uma perturbação das condições de equilíbrio e concorrência perfeita, ou seja, ele é gerado por incertezas de mercado.

Isto significa que a gestão e as lideranças organizacionais devem ser preparadas para enfrentar as ameaças oriundas das incertezas, mas, sobretudo, serem capazes de aproveitar as oportunidades dessas situações.
 
A pandemia mundial do corona vírus, deflagrada no primeiro semestre de 2020, gerou um cenário de alta incerteza em praticamente todos os setores da economia. Desta forma gerando um forte impacto na tomada de decisão das lideranças organizacionais, que se tornou mais complexa, isso tanto para os desafios presentes da crise pandêmica, como para os vindouros no mundo pós covid-19.

Frente a essa questão, coloco que dentro desse novo papel da liderança organizacional, um aspecto será proeminente, ter a competência da construção de significados para as equipes. Dando exemplo, isso se refere a definir, comunicar e motivar perante os objetivos, metas e formas de executar os vários trabalhos formados por processos e atividades do dia a dia nas empresas.

A construção de significados pela liderança nos momentos difíceis é também um conceito desenvolvido pelo conhecido autor mundial Yuval Harari que coloca que isso é um poderoso elemento agregador ao longo da história, despertar a força e a união por meio da crença coletiva. Desta forma, a capacidade da humanidade de dar significado às suas ações e pensamentos é o que tem permitido as suas muitas realizações.

Sugerimos nas diferentes tipologias de organizações desenvolver as suas lideranças com perfil agregador e que saibam trabalhar em equipe na busca dos objetivos da organizacionais.

Essa ideia é de fundamental importância para a gestão daqui para a frente; além dos conceitos já conhecidos como planejar muito bem todo e qualquer projeto, aumentar a parceria com os fornecedores, fazer uma revisão geral nos custos e aumentar a fidelidade dos clientes serão cada vez mais diferenciais competitivos para toda e qualquer organização que queira sobreviver no atual mercado de crescentes incertezas.


Prof. Rogério Stival Morgado

professor universitário com doutorado pela Escola Politécnica da USP, mestrado em Comunicação também pela USP, especializações em Administração e Marketing no Brasil e exterior

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.