Newsletter
Artigos

Modelos organizacionais para negócios - O legado McDonalds

O filme “Fome de Poder" - título original: "The Founder" é um drama biográfico que retrata o início da ascensão meteórica do império global da gigantesca rede de fast-food McDonalds. O filme se concentra na história de Ray Kroc, um vendedor ambicioso que transforma a modesta lanchonete dos irmãos Richard e Maurice McDonald em uma colossal cadeia de restaurantes.

Dito isso, e sem a pretensão de expor qualquer crítica à trama, vamos focar nos pontos que se restringem exclusivamente ao paralelo com os modelos empresariais, destacando aspectos do empreendedorismo, inovação, padronização, tecnologia nos negócios e gestão de pessoas que são partes importantes na composição de modelos organizacionais para negócios de sucesso.

Se analisarmos a história do mundo dos negócios sob o contexto da obra mencionada acima, veremos que não será mera coincidência dizer que processos e modelos inovadores trazem invariavelmente um diferencial mercadológico. No filme, os irmãos McDonald introduzem um modelo revolucionário de eficiência e padronização operacional, praticamente lançando o conceito de “fast-food” como o conhecemos atualmente, simplificando ao extremo processo de preparação e entrega de alimentos. Além disso, a introdução acertada dos recursos de automação e o uso de tecnologia para agilizar as rotinas de produção são evidentes. Caracterizado de forma marcante na automação da cozinha e nos sistemas de pedidos, a McDonalds incorpora tecnologia para otimizar a produção e melhorar a experiência do cliente.

Ainda como parte importante e fundamental da nossa análise, o modelo McDonalds requer um treinamento rigoroso e uma gestão eficaz de equipes para garantir a consistência e a eficiência. A qualidade do treinamento e a gestão de pessoal e parceiros qualificados são elementos essenciais para garantir o padrão de operacional. Todos esses aspectos somados e postos em prática formaram um negócio de sucesso regional. Contudo, a ascensão vertiginosa da rede e sua expansão só foram possíveis aliados a visão empreendedora do protagonista. Que ao alinhar outros modelos de sucesso como escala e replicação de franquias, locação de recursos e adaptação de mercados, ajudaram a compor o império McDonalds.

Por fim, "Fome de Poder" oferece um olhar crítico sobre os elementos que moldam modelos empresariais bem-sucedidos, explorando as dinâmicas entre inovação, padronização, uso de tecnologias, cultura corporativa e adaptação ao mercado. O filme fornece insight valiosos e provoca reflexões sobre as complexidades inerentes ao mundo dos negócios e às decisões tomadas ao perseguir o sucesso empresarial

Marcus Vinícius Batista da Silva

Sócio Fundador da ITnext Soluções em Tecnologia