As preocupações do dia a dia dificultam os empresários e os profissionais a melhorarem continuamente seus processos de trabalho nas diferentes áreas de uma empresa e isso ocorre também em uma cooperativa. Para quem está muito envolvido na rotina de uma organização enxergar que alguns dos seus processos de trabalho podem ser melhorados é muito difícil. Os processos alinhados tornam qualquer organização mais eficaz e produtiva, sendo portanto, mais preparada ao caminho da rentabilidade e do lucro.
Um processo organizacional é um conjunto de atividades, e cada setor deve ter o seu processo bem definido inclusive com os seus subprocessos e atividades correspondentes. Essa abordagem de gestão visa unir as pessoas da organização em torno de objetivos comuns, criando um ambiente agradável, cooperativo e produtivo, o qual melhor se assegure os resultados. Na prática, o processo deve prever quem executará a atividade, quais ferramentas serão utilizadas, quais são as instruções para sua execução e o resultado esperado.
Para exemplificar vamos falar do processo de atendimento de uma loja fast food, ou seja, o passo a passo da interação com o cliente, desde o momento em que ele chega até quando sai após ter feito a sua compra. Nesse modelo de loja o cliente se dirige ao balcão faz seu pedido e depois leva seu alimento; o processo deve prever a forma como o cliente terá acesso às informações do cardápio, a sequência dos procedimentos para o registro do pedido, o recebimento do pagamento, a comunicação do pedido para a preparação, a posição correta do produto na bandeja, buscando prever o tempo máximo em que tudo isso deve ser feito.
Em um estudo recente que realizamos, constatamos grande presença nessas redes de manuais, apostilas e materiais impressos de orientação sobre os processos organizacionais nas diferentes unidades de uma rede. Os treinamentos também foram considerados como muito importantes pela maioria dos nossos entrevistados, mostrando que este é um mecanismo muito utilizado para a formação e a melhoria organizacional nessas empresas.
Percebe-se desta forma que para alinhar a estratégia com a operação nos negócios, cada vez mais a gestão deve se basear em conhecimento dos seus processos organizacionais, sendo este de acordo com vários autores da administração a principal fonte de vantagem competitiva sustentável atualmente.
Assim, a orientação na gestão atual é cada vez mais, tenha processos bem definidos e os avalie sempre em função de buscar sua melhoria. Sempre poderemos melhorar (KAIZEN), e com certeza isso fará grande diferença nos resultados da sua organização. Para saber mais e como implantar uma metodologia de melhoria de processos de forma contínua, entre em contato com o autor... rogerio.morgado@itnextsolucoes.com.br.