Newsletter
Eventos
Diálogo - Gestão de Resíduos com inclusão social

Atividade é promovida pela Unicopas em parceria com a Fundação Coepio e será realizada na próxima quarta-feira, 3 de novembro, a partir das 17h, pela plataforma Zoom; interessados em participar devem se inscrever 

A Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias), em parceria com a Fundação Coepio, uma organização argentina de Direitos Humanos, realiza na próxima quarta-feira, 3 de novembro, uma roda de conversa cujo tema será ‘Gestão de resíduos com inclusão social’. 

Para participar do evento é necessário fazer uma inscrição prévia no link: https://forms.gle/gwHs5pVjPCeW74B99 

Catadoras e catadores de materiais recicláveis e especialistas do Brasil e da Argentina estarão reunidos virtualmente pela plataforma Zoom a partir das 17h (horário de Brasília) para troca de experiências e debate sobre as legislações que regem a gestão de resíduos sólidos nos dois países, além de visibilizar desafios e boas práticas de políticas públicas voltada aos/às profissionais da catação.

A questão dos resíduos sólidos urbanos (RSU) é uma das problemáticas socioambientais estruturantes ao redor do mundo. De acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na América Latina e Caribe, são gerados anualmente cerca de 231 milhões de toneladas de resíduos sólidos. Ao menos, 20% poderiam ser reciclados. 

Do ponto de vista ambiental, a disposição de resíduos em aterros sanitários a céu aberto – método ainda utilizado em diversas cidades – geram impactos severos, com contaminação da água, do solo, além da emissão de gases de efeito estufa. Já na dimensão social, catadoras e catadores de materiais recicláveis têm se tornado um ator social importante. Em tempos de crise econômica, em que as desigualdades aumentam, muitos trabalhadores encontraram na catação uma forma de subsistência e um trabalho ambientalmente sustentável. 

Para falar sobre esses e outros temas relacionados à gestão de resíduos sólidos, participam do evento a vice-presidenta da Unicopas e presidenta da Unicatadores, Claudete Costa; o professor e doutor em Ciências Sociais, Cristiano Benites; e Ramiro Martinez, da cooperativa argentina Criando Consciência. 

A roda de conversa também contará com transmissão ao vivo pelo Youtube e Facebook da Unicopas.