Olá, como vai?
O caldo engrossou, abalando, neste 1º semestre, a expectativa de um 2020 melhor. Covid-19 e instabilidade política estão transformando este ano em um dos mais difíceis, talvez o pior, já enfrentado pelos brasileiros. A insegurança frente aos graves problemas na saúde se mescla a um futuro econômico nebuloso. Mas, é nesse cenário que o cooperativismo mostra sua força e seu poder transformador. O espírito de união e cooperação é nossa marca e a ferramenta que temos à mão. Precisamos recomeçar, contribuir para manter crescimento e geração de empregos e renda para milhões de irmãos nossos em todo o país. Esse é o espírito presente nesta edição da EasyCoop, começando pelas duas grandes reportagens de capa.
Na 1ª, mostramos que está nascendo na Grande Vitória (ES) a “Nova Coopertran”, uma cooperativa inédita no setor de transporte urbano de passageiros por aplicativo, já com planos de expansão para outros estados. Calcada em tecnologia e no cooperativismo, transforma em cooperados motoristas que já trabalham ou desejem trabalhar no setor. Cerca de seis mil já aderiram ao aplicativo PODD (Pay On Demand, ou pagamento por demanda). A “Nova Coopertran” foi idealizada há cerca de um ano. Nasceu dentro da Cooperativa de Transporte Rodoviário (Coopertran), com sede em Congonhas (MG), mas atuará de forma independente, com CNPJ próprio, em sociedade com a ITECoop – Inteligência e Tecnologia para Cooperativas. O presidente José Aparecido Ferreira vai direto ao ponto: “O cooperativismo é a solução. Surge uma nova mentalidade, um novo conceito. A ‘Nova Coopertran’ inverte a ordem atual. Os motoristas deixam de trabalhar para uma ferramenta que os suga e passam a se beneficiar de uma ferramenta cooperativista, que trabalha para eles.”
A 2ª grande reportagem mostra como iniciativa de 80 agricultores familiares do sudoeste do Paraná se transformou em um dos quatro maiores sistemas de crédito cooperativo do Brasil. O Sistema Cresol (credito solidário) nasceu em 1995. Carrega rica história de expansão sustentada. É formado por quatro centrais – a pioneira Central Cresol Baser, a Cresol Central SC/RS, a Ascoob e a Central Cresol Sicoper. O sistema reúne 570 mil sócios, 78 cooperativas e opera 549 agências. Está presente em 17 estados (1.923 municípios). “Temos uma história de 25 anos de transparência, muito relacionamento com nossos cooperados”, afirma o presidente Cledir Magri.
Mas há muito mais nesta edição. As consultorias econômicas NSE-Negócios em Soluções Empresariais (Florianópolis) e Dickel Consultores Associados (Porto Alegre) apontam opções para aliviar o aperto de caixa provocado pela Covid-19. E saiba como o isolamento social impulsionou as operações digitais nos bancos cooperativos Sicoob e Sicredi. Os dois também estão entre os 10 maiores em número de subscrições nas plataformas de mídias sociais Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Conheça também como será comemorado neste ano, em 4/7, o Dia Internacional das Cooperativas, com o tema “Cooperativas para a Ação Climática”. E leia artigo do advogado Ronaldo Gáudio sobre as assembleias anuais das cooperativas, adiadas em decorrência da Covid-19. Acompanhe ainda exemplos de boas iniciativas cooperativistas – a Cooperativa Acácia de Catadores (Araraquara -SP), com maioria de mulheres; e a CENTRALCOOP, que reúne cinco cooperativas de trabalho – Cooplimp; Producoop; Cooproipa; Social Saúde e CoopMoto. Por fim, acompanhe nossas duas páginas de Coopernotas.
Beijos
Sandra Campos Editora da Revista EasyCoop www.easycoop.com.br Celular 11-948-137-799
|